Estufas agrícolas – a arte de cultivo de hortaliças e plantas ornamentais
As estufas agrícolas tratam-se de estruturas que são usadas pelos produtos que querem fazer um cultivo que seja mais seguro e bem mais protegido.
De uma forma geral, essas estufas ajudam a proteger as diversas plantações contra as intempéries, como chuva forte e granizo, além de manter o controle da temperatura e da luz dentro do ambiente.
Por conta da importância que tem as estufas agrícolas na arte de cultivo das hortaliças e plantas ornamentais, aqui neste conteúdo vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Vamos lá!
Entenda o que significa uma estufa agrícola e saiba para que ela serve?
As estufas agrícolas nada mais são do que estruturas que têm como objetivo principal a proteção das lavouras contra as grandes variações climáticas, caso da forte incidência dos raios solares, dos fortes ventos e chuvas.
Fora isso, este tipo de estrutura ainda é fundamental porque mantém todo o ambiente interno no qual se encontra a plantação protegida contra o surgimento de pragas, de animais e de doenças que podem prejudicar o cultivo.
A estrutura de uma estufa agrícola costuma ser feita a partir de materiais como o PVC e a madeira, mas também pode ser produzida com uma mistura dos dois ou ainda com aço galvanizado.
Além disso, essas estruturas são todas revestidas com uso de materiais transparentes, caso dos plásticos e dos vidros, o que torna mais fácil a passagem da luz do sol e, também, o controle total do ambiente interno.
As estufas agrícolas servem ainda para que se possa ter uma produção com maior qualidade, pois elas protegem as culturas contra possíveis problemas que venham a prejudicar os resultados esperados pela lavoura.
O que se obtém com uma boa estufa agrícola, então, são plantas bem mais resistentes e também que produzem vários frutos com uma qualidade bem maior.
A classificação das estufas agrícolas: Entenda como ela é feita
Ao classificarmos as estufas agrícolas, uma das formas de fazer isso é quanto à sua automação.
Neste caso, as estufas podem ser:
- Do tipo climatizado: são aquelas com mecanismos elétricos, com mecanismos eletrônicos ou ainda com mecanismos para acionamento automático, de modo a haver um controle total da umidade, da temperatura e da luz. Para a maioria das fazendas e outras propriedades rurais, este tipo de estufa é completamente inviável porque conta com um alto custo
- Do tipo semi-climatizadas: estas estufas agrícolas contam com um algum grau em termos de automação, como controle de umidade, de luz ou da temperatura, mas ainda assim é inviável em termos econômicos para produzir hortaliças
- Do tipo não-climatizadas: tratam-se de estufas que não contam com qualquer tipo de automação, sendo viáveis do ponto de vista econômico e muito usadas para produzir hortaliças e flores para vendas
Já em relação à estrutura, a estufa agrícola pode ser classificada como:
- Formato de túneis: essas estufas podem ser do tipo baixas, médias ou altas, sendo muito usadas para cultivar plantas que tenham um baixo porte, caso do morango. As estruturas costumam ter um custo bem mais baixo e, além disso, ainda são móveis, o que significa que é possível fazer a instalação delas sobre seus canteiros se for necessário. O filme plástico transparente costuma ser usado na sua produção
- Formato de capela: o nome da estufa se dá justamente por conta da semelhança que ela tem com uma igreja de tamanho pequeno. É um modelo visto como perfeito para utilizar nos locais onde existem discrepâncias térmicas muito altas. É o caso de uma estufa que precisa ter seu ambiente interno bem frio, mas o lado externo é extremamente quente
- Estrutura de arcos: o último tipo é a estufa agrícola com uma estrutura de arcos, sendo usada porque é bem econômica e bastante simples. Ela pode ter tanto um teto que seja retilíneo quanto curvilíneo, sendo feita artesanalmente ou ainda industrialmente. O modelo feito com arco treliçado é muito mais espaçoso e resistente, ajudando a reduzir também a temperatura do ambiente interno por conta da sua ventilação
Quais são as vantagens de usar estufas agrícolas?
Após ver todos esses pontos de extrema importância sobre as estufas agrícolas, é hora de entender quais as vantagens de aplicá-las em sua fazenda.
Veja a seguir quais os motivos principais pelos quais as estufas são essenciais na agricultura.
Elas protegem contra as pragas e as doenças
O primeiro grande benefício das estufas agrícolas é que as mesmas ajudam a proteger as plantas e evitam assim os ataques das pragas, bem como o surgimento de doenças.
Essa vantagem se dá pelo fato de que a estrutura permite às mudas uma total proteção contra a ação dos invasores, de modo que elas podem então desenvolver-se de forma saudável.
Assim, você não precisa fazer uso de produtos químicos para proteger essas culturas contra as pragas, evitando assim que elas sejam contaminadas.
Maior sustentabilidade
A proteção das plantas a partir do uso das estufas agrícolas ajuda a controlar o seu desenvolvimento, ao mesmo tempo em que é uma alternativa bastante sustentável.
Afinal, com o uso dela será possível reduzir os investimentos nos produtos químicos, bem como em outros tipos de substâncias e procedimentos que podem acabar prejudicando o meio ambiente.
Ajuda a economizar nos gastos com a irrigação
Mais um ponto bastante positivo no uso das estufas agrícolas é que ajuda a diminuir os gastos com a irrigação.
O que acontece é que a presença da estufa evita que os raios solares acabem ressecando de maneira direta as folhas e também ajuda a manter a temperatura totalmente controlada.
Com isso, há menos consumo de água pela planta, o que exige a necessidade de regá-la constantemente.
Esta economia na irrigação permite que você possa otimizar seus recursos e investimentos em outros setores.
Permite o cultivo fora da época
No caso da sua cultura de cultivo está em um local no qual o ambiente em si não permite o desenvolvimento a qualquer época do ano, as estufas são ideais.
Esse tipo de estrutura permite que a cultura esteja em um local que tem temperaturas sempre adequadas para que ela possa se desenvolver, não sendo afetada pelas mudanças climáticas.
Assim, fica mais fácil que você possa, a qualquer momento, produzir diferentes tipos de plantas em seu cultivo, apenas controlando o ambiente interno da estufa.
Aumenta a qualidade dos seus produtos
Em termos práticos, quando você cultiva plantas em uma estufa agrícola, consegue ter produtos com muito mais qualidade para comercializar no mercado.
O que acontece é que o solo, nesse caso fica muito bem protegido e conservado, bem como há um equilíbrio da temperatura, encontrando assim as necessidades ideais daquela cultura.
Conclusão
Como visto aqui, as estufas agrícolas tratam-se de importantes estruturas que são utilizadas para produção de culturas diversas de plantas, desde frutas até flores, e elas trazem benefícios incríveis para qualquer lavoura.
Neste artigo, falamos a respeito do que é uma estufa, mas também explicamos como ela pode ser classificada, assim como quais as vantagens principais da sua utilização no seu cultivo, como aumentar a qualidade dos produtos.
O que você achou do texto de hoje falando sobre o que são as estufas agrícolas?
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.