Esporte Espetacular 16/05/2021: Antônio Tenório, Lecy Brandão e Semifinais do Paulistão são assuntos

Esporte Espetacular
Publicidade

Esporte Espetacular ainda traz mais uma edição do quadro de Cláudia Leitte

O Esporte Espetacular deste domingo, 16 de maio, traz mais uma edição do programa que é comandado por Thiago de Oliveira que a cada semana nos deixa por dentro de tudo que é notícia no cenário esportivo.

Nesta semana, iremos conferir quem foi Antônio Tenório e qual a sua importância para os esportes nacionais, tem também um encontro entre Lecy Brandão e as meninas que ficaram conhecidas por compor uma música que se tornou um verdadeiro símbolo no futebol feminino.

Tem também tudo sobre as partidas da semifinal do Campeonato Paulista, em especial para o Derby Paulista entre Palmeiras x Corinthians.

O mundo em 1988 era bem diferente. O acesso aos jogos do futebol europeu não era tão fácil. Muitas vezes, no Brasil, apenas os gols dos principais campeonatos chegavam nas noites de domingo, no ‘Fantástico’.

A hoje sexagenária Eurocopa já era exuberante, capaz de parar não só o Velho Continente, mas o planeta. Naquele ano foi disputada na Alemanha Ocidental, pois ainda havia um muro a dividir o país.

A União Soviética, uma potência esportiva, vivia seus últimos anos. E entre alemães e soviéticos infiltrou-se uma seleção com uniforme bem chamativo, repleta de craques, conhecida como a Laranja Mecânica.

Uma equipe que fez história, liderada pelo trio formado por Frank Rijkaard, Ruud Gullit e Van Basten. Jogadores geniais, comandados pelo mesmo técnico Rinus Michels que em 1974 foi capaz de impactar o futebol na Copa, também realizada na Alemanha Ocidental, com o Carrossel Holandês, vice-campeão mundial.

É a história desta equipe a escolhida para abrir a série especial sobre a Eurocopa no ‘Esporte Espetacular’ deste domingo, aquecendo a preparação para o torneio que terá início no próximo dia 11 de junho, com transmissão exclusiva no Brasil do SporTV, da TV Globo e do ge.globo.

Os jogos de futebol no vídeo-game no fim da década de 1980 até já existiam, com resoluções bem mais simples que as atuais. Mas naquela época os olhos da criançada brilhavam por outra brincadeira, o jogo de botão.

Era através dele que a garotada trazia os craques europeus para dentro de suas casas. Um destes meninos era Marcelo Courrege, repórter desta série especial. Se hoje Gullit é um dos entrevistados deste material especial, em 1988 ele foi um dos responsáveis por seduzir o então garoto de seis anos à magia do esporte.

“Esta é uma equipe extremamente importante para minha formação como amante do futebol. Meu time de botão tinha vários jogadores desta Holanda de 1988: Van Breukelen, Koeman, Wouters, Rijkaard, Gullit e Van Basten.

Publicidade

Eu acompanhei muito essa equipe. Lembro bem da final contra a União Soviética, e da semifinal contra a Alemanha Ocidental”, conta Marcelo Courrege, que atualmente é correspondente da Globo em Londres, onde visitou uma loja de blusas históricas do futebol e se reencontrou com aquela camisa laranja da Holanda de 88.“

A maior surpresa ao fazer este material foi a forma como estes jogadores se referem ao técnico Rinus Michels. Era um cara conhecido por ser muito linha dura, mas, depois das entrevistas, a impressão é que os jogadores é que deixavam o treinador doido.

O Gullit fala que até trabalhar com Michels foi muito impactado por essas informações de que ele era um disciplinador.

Depois, começou a perceber que era também um técnico muito compreensivo e que dava liberdade aos jogadores. Para se ter uma ideia, eles assistiram a um show entre a semifinal e a final e o técnico foi junto.

Depois disso, venceram com um gol fantástico do Van Basten, para mim um dos mais bonitos da história do futebol. Este conteúdo produzido ajudará a relembrar capítulos incríveis da história de 60 anos da Eurocopa”, avisa o repórter.

Nos próximos domingos Courrege irá lembrar outros times lendários que conquistaram a Euro, como a França de Platini e Zidade, em 1984 e 2000, respectivamente; e a Espanha, bicampeã em 2008 e 2012.

Ainda no Esporte Espetacular deste domingo, Eric Faria traz a história do baiano Ícaro Caldas, de apenas 20 anos, um analista de futebol autodidata.

Já escreveu para livros sobre táticas, treinou um time de várzea em Salvador e com suas análises nas redes sociais chamou a atenção do volante Fernandinho, do Manchester City, da Inglaterra, e do auxiliar-técnico da seleção brasileira, Matheus Bachi. Na reportagem, os dois conversam por vídeo sobre a equipe do técnico Tite, que também é pai de Matheus.

E ainda tem Cláudia Leitte em mais um papo com um atleta que estará nas Olimpíadas 2020, o Esporte Espetacular começa logo após mais uma edição do Auto Esporte, não perca!

Para assistir o Esporte Espetacular e a programação da TV Globo, clique aqui!

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade

Fernando Azevedo34849 Posts

Sou formando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP, (UNIFEV), e um aspirante a jornalista que escreve sobre TV desde meados de 2009 quando iniciei o Portal S4, além disso, ainda sou autor nas horas vagas tendo dois livros publicados e diversos e-books à venda na Amazon.

0 Comentários

Deixe um Comentário

4 × quatro =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password