Espetáculo teatral circense leva inclusão e representatividade à periferia do Rio
“É uma honra estar junto com vocês neste projeto. Desde de 2020 que não recebo cachê para me apresentar”, declarou o palhaço Paçoca, durante o ensaio fotográfico para o espetáculo “Palhaço Afonso Xodó, Banda Rio e Convidados”. Paçoca é o artista André Guimarães, pessoa com deficiência, e um dos convidados que o diretor do espetáculo, Leo Carnevale, está reunindo para circular em espaços de cultura das Zonas Oeste e Norte do Rio, neste primeiro semestre.
Num palco plural e inclusivo, o palhaço Afonso Xodó entra em cena com a Banda Rio, grupo de músicos que está na estrada há cinco décadas, com integrantes com mais de 80 anos. Entre os convidados, palhaços que representam a diversidade brasileira, com igualdade de gênero e raça. São homens e mulheres, brancas e negras, LGBTQIA+ e PCD que compõem a trupe de artistas deste espetáculo que traz para o público a magia do circo, do teatro e da música.
A estreia é no dia 04 de abril, na Arena Abelardo Barbosa, “Chacrinha”, na Pedra de Guaratiba. Um encontro em que público e artistas participam da jornada do espetáculo. A Banda Rio abre a cena com um set de músicas clássicas do circo popular. É um anúncio para Afonso Xodó entrar no picadeiro e como mestre de pista, tradicional costume do circo, fazer as honras da casa aos convidados.
A atmosfera circense que se instaura na apresentação é enriquecida pelo jogo de aceitação de erros, como provocação para refletir que os tombos fazem parte da vida e que nos impulsionam a recomeçar. Um trabalho que cria afetos, num clima de alegria, recheado de humor, riso e destreza, provocando emoções e motivando transformações. Um encontro para celebrar a vida.
O projeto conta ainda com a realização da oficina “Encontro com o Riso”, que será ministrada por Leo Carnevale a professores e alunos de escolas públicas da região onde o espetáculo vai circular, e a intervenção “Saídas de Palhaço” com o Palhaço Afonso Xodó nas escolas convidadas.
Contemplado em primeiro lugar no edital de Fomento à Cultura Carioca – FOCA, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, na categoria Arte Pública, o projeto “Palhaço Afonso Xodó, Banda Rio e Convidados”, é uma realização da Carnevale Produções, e vai circular em quatro equipamentos de cultura do município, entre os meses de abril e junho, passando pelas Arenas Chacrinha e Dicró, Lona da Maré e Areninha Sandra de Sá.
Serviço: Quando e onde?
LOCAIS DE APRESENTAÇÃO
Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha) – Guaratiba
04/04/2023 -14h
Endereço: Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n esquina com Av.Litorânea – Pedra de Guaratiba.
Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, na Penha
19/04/2023 – 14h
Endereço: Av. Brás de Pina, s.n, Parque Ary Barroso. Penha. Entrada pela Rua Flora Lobo.
Arena Sandra de Sá
03/05/2023 – 14h
Endereço: Rua 12, 1 – Santa Cruz, Rio de Janeiro
Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, na Maré
17/05/2023 – 10h
Endereço: Rua Ivanildo Alves s/no, Maré
APRESENTAÇÕES GRATUITAS
Ficha técnica
Direção Artística – Leo Carnevale
Direção de Produção e Produção de Impacto – Emanuela Palma
Assistente de Produção – Sandra Calaça
Elenco
Leo Carnevale – Afonso Xodo
Banda Rio –
Norberto dos Santos Lásaro – Saxofone Alto.
Valdevino de Almeida Ramos – Tuba
Aloisio Bernardes do Nascimento – Trombone
Ivison Inácio de Oliveira – Trompete
Sergio Alves da Silva – Trombone
Urubatao do Nascimento – Bombo
Sérgio Rosa Oliveira – Caixa
André Guimarães – Palhaço Paçoca
Clara Melo – Palhaça Eulequicína
Fabio Freitas – Palhaço Prego
Fabiana Poppius – Palhaça Foca
Fernando Carvalho – Palhaço Fantástico Melão
Hislany Midon – Palhaça Paragadom
Lívia Prado – Palhaça Songa
Rogério Rodriguês – Palhaço Titão
Preparação Vocal e Canto – Jane Celeste Guberfain e Carolina Sanches – Estúdio da Voz
Fotógrafo e Video – Emanuela Palma, Clower Curtis, Bia Herbstrith
Transmissão ao Vivo – Vagner Rodrigues
Designer – Marcos Correa
Assessoria de Imprensa, Social Media e Marketing de Redes Sociais – Palma Produção
Contador – R M Viana Contabilidade
Idealização – Leo Carnevale, Sandra Calaça e Emanuela Palma
Realização – Carnevale Produções – Palma Produções – Quero Bem – Porta Música – Arte e Moldura
Carnevale Produções
Empresa de produção cultural que tem por missão promover ações de Artes que desenvolvam sua prática, conhecimento, comunicação e sustentabilidade. Reúne em seu casting artistas, produtores e pesquisadores do estado do Rio de Janeiro, voltados para a área das artes cênicas. Fundada em 03 de Junho de 2008 e com 15 (quinze) anos de atividades, a Carnevale Produções já realizou trabalhos alcançando público de mais de 900.000 (novecentas mil) pessoas. Realizou apresentações de espetáculos de teatro e música, coordenou projetos de festivais, oficinas de gestão, oficinas artísticas e intervenções, por diversos municípios do Brasil e da América Latina, como Bolívia e Colômbia. Foi contemplada com o Prêmio Miriam Muniz em 2009 e 2011, no edital de Festivais 2010 pelo Governo do Rio de Janeiro, e Prêmio de Festivais 2010.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.