Negócios

Especialista revela como identificar e diferenciar jóias, semijóias e imitações

De acordo com Mercia Dias, fundadora da Merciaa Alta Joalheria, a atenção é fundamental para reconhecer peças de verdadeiro valor em meio a uma variedade de opções

No fascinante universo dos artigos de luxo, existe uma diversidade de itens que variam desde imitações, até tesouros de alto valor. Para os aficionados que desejam adquirir uma peça única e valiosa, é fundamental saber como identificar se uma jóia é genuína, uma imitação ou uma semijóia. Distinguir entre essas categorias é fundamental para fazer uma escolha informada ao adquirir peças de alto valor.

Um levantamento realizado pelo McKinsey Global Institute apontou que, apesar das crises financeiras enfrentadas pelo Brasil nos últimos anos, os produtores de jóias e semijóias não registraram quedas em suas produções, mostrando uma expectativa de crescimento de até 6% ao ano no setor.

WhatsApp Image 2023 11 14 at 16.08.59 Copy Especialista revela como identificar e diferenciar jóias, semijóias e imitações

De acordo com Mercia Dias, fundadora da Merciaa Alta Joalheria, empresa que atua no mercado de luxo desde 2008, o primeiro passo para identificar uma jóia de alto valor é entender os metais preciosos mais utilizados. “São utilizados apenas os materiais mais nobres, como ouro 18k, platina e pedras preciosas de qualidade excepcional, incluindo diamantes, esmeraldas, rubis e safiras”, relata.

As jóias autênticas, geralmente, possuem a estampa de uma marca de qualidade, que indicam o tipo de metal usado e sua pureza. “No caso do ouro, por exemplo, é possível encontrar marcas como 24k, 18k, 14k ou 10k, indicando a quantidade de ouro presente na liga. Prata e platina também possuem seus próprios selos com indicadores de qualidade”, pontua a especialista.

Para Mercia, é fundamental saber avaliar a qualidade de pedras preciosas. “Diamantes genuínos são avaliados com base no seu corte, cor, pureza e quilates. Familiarizar-se com esses critérios ou consultar um especialista certificado para garantir a autenticidade das pedras preciosas é um movimento crucial para evitar erros em uma eventual compra”, declara.

WhatsApp Image 2023 11 14 at 16.08.58 Copy Especialista revela como identificar e diferenciar jóias, semijóias e imitações

Uma jóia de alto valor, majoritariamente, é cuidadosamente trabalhada, com acabamentos refinados e atenção aos mínimos detalhes. “É preciso inspecionar a peça cuidadosamente, procurando por sinais de um artesanato superior, como fechos bem elaborados, soldas invisíveis e um polimento impecável. Não se deve hesitar em procurar a orientação de um joalheiro qualificado para avaliar adequadamente a peça e fornecer uma avaliação precisa de seu valor”, reforça.

O valor, inclusive, é mais um ponto de avaliação crucial. “Embora não seja uma regra definitiva, preços muito baixos podem indicar que a jóia não é genuína. Devemos desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade, pois as jóias de alta qualidade têm um preço condizente com seus materiais e processos de fabricação. Assim, será possível identificar uma jóia de verdadeiro valor em meio a uma variedade de opções no mercado”, finaliza.

Sobre Merciaa Alta Joalheria

A elegância e a sofisticação se unem para dar vida a essa marca dedicada a criar jóias excepcionais, que transcendem o tempo combinando materiais de alta qualidade, design requintado e artesanato impecável. Cada peça é meticulosamente trabalhada por artesãos habilidosos que dominam técnicas tradicionais de lapidação. Apenas os materiais mais nobres são utilizados, como ouro de 18 quilates, platina e pedras preciosas de qualidade excepcional, incluindo diamantes, esmeraldas, rubis e safiras.

O design é o coração da Merciaa Alta Joalheria. Cada jóia é uma obra-prima única, criada com atenção aos detalhes e inspiração vinda de influências culturais, históricas e artísticas. Nossos designers trazem à vida peças que contam histórias e refletem a personalidade e o estilo de quem as usa. Para mais informações, acesse o site ou o perfil no Instagram.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!