Cultura

Escolas Brasileiras Intensificam Compromisso com o Meio Ambiente por meio de Projeto de Conscientização das Crianças

Nos últimos anos, eventos como os incêndios no Pantanal e a seca na Amazônia causaram sérios danos à biodiversidade brasileira, resultando em uma significativa redução na quantidade e diversidade de fauna. Em resposta a esses desafios, escolas têm desenvolvido projetos pedagógicos focados na conscientização sobre o clima, vegetação e a importância dos animais. Para isso, estabelecem parcerias com instituições de educação ambiental, visando informar e envolver os estudantes na preservação e conservação dos ecossistemas desde cedo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes.

Este é o caso da ONG SPJ, fundada em 2007 no Sítio Pedagógico Tia Jacira, no Parque Municipal da Taquara, no Rio De Janeiro. Sob a liderança do Prof. Rubens e pela Tia Jacira, proprietária do sítio, a ONG SPJ tem se destacado por meio de projetos realizados em escolas e em ambientes naturais, atendendo alunos de diferentes idades e culturas, com o objetivo de democratizar as informações sobre meio ambiente, cadeia alimentar e relações ecológicas, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades e competências nos educandos.

A ONG SPJ possui diversos projetos, como o “SPJ nas escolas”, que leva o conhecimento para a sala de aula, incluindo a apresentação de uma variedade de animais vivos, materiais fixados e diversos, como peles de cobra, ovos de aves e larvas. Além disso, oferece as “Aulas Associativas”, nas quais os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências no campo por meio de trilhas e aulas práticas, promovendo atividades físicas, desenvolvendo o desenvolvimento motor e aguçando os sentidos. Para os alunos mais jovens, é realizado o projeto “Biodiversidade” na Fazenda das Nascentes, em Santo Aleixo, Rio de Janeiro com atividades na horta, laboratórios, trilhas e aulas que auxiliam no desenvolvimento individual e no respeito à natureza.

Dessa forma, a conscientização e a preocupação com o futuro ambiental são disseminadas igualmente entre os alunos da rede particular e pública de ensino, e o intuito é construir uma geração de adultos conscientes e responsáveis em relação à nossa biodiversidade.

WhatsApp Image 2023 11 17 at 09.54.28 Copy Escolas Brasileiras Intensificam Compromisso com o Meio Ambiente por meio de Projeto de Conscientização das Crianças

O professor e biólogo Matheus Marques é um dos jovens educadores que participa dos projetos, conduzindo as apresentações nas escolas onde ministra as aulas educativas e guiando as visitas presenciais. “Com seis anos de atuação na área de educação, é um privilégio levar este ensino prático para as crianças. Mais do que isso, envolve a responsabilidade de sensibilização, contribuindo para a formação de adultos mais conscientes”, comenta Matheus.

Para mais informações entre em contato com:

ONG SPJ: @ongspj

Matheus Marques: @theus.marques, (21)965385615 ou matheusdoamar15@gmail.com

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!