As Escadas populares mais charmosas do Rio de Janeiro
Conheça as escadarias mais famosas do Rio de Janeiro
Finalizando a série das escadarias instagramáveis, seleciono para você escadas populares que você esbarra nas ruas ou mesmo em outros espaços públicos. Foi difícil separar algumas entre tantas escadas lindas no Rio de Janeiro e concluo minha seleção nesta última etapa da tríade. Se você perdeu as anteriores, entre no nosso site e busque as demais. São imperdíveis!
1 – Escadaria Brasil
A Escadaria com a bandeira do Brasil fica próximo ao Morro da Conceição, entre a Praça Mauá e a Pedra do Sal, região Central. O nome da pequena rua se chama Eduardo Jansen.
2 – Escadaria do Boteco Boa Praça
A escada fica dentro de um bar no Leblon, em frente à Praça do Cazuza, na badalada Dias Ferreira x Ataulfo de Paiva.
3 – Escadaria do Flamengo
O clube de Futebol mais queridinho do Brasil tem uma escadaria linda. Já foram lá?
4 – Escadaria do Parque da Catacumba
Essa escadaria fica num parque incrível, com direito a tirolesa, esculturas e mirantes maravilhosos de onde você vê a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor.
5 – Escadaria de Paquetá
Uma escadaria de pedras, com escultura de peixe, que dá acesso à prainha. Perfeita para vídeos.
6 – Escadaria do Parque das Ruínas
O Parque das Ruínas já foi um lindo casarão, que pertenceu a uma socialite carioca, que recebia os mais ilustres artistas brasileiros da Belle Époque. Personalidades incríveis como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral circularam por ali. O casarão ficou em ruínas mas ainda está de pé. E ganhou escadas industriais. Vez por outra você vê alguém fazendo book ali.
7 – Escadaria Jorge Selarón
A mais famosa escadaria do Brasil fica na Lapa e é ponto turístico internacional. Está sempre lotada e tem até fila para quem quiser fazer fotos. Quem a construiu foi o chileno Jorge Selarón. Seu corpo foi encontrado neste mesmo local. Há quem fale em assassinato. Outros, em suicídio.
8 – Escadaria do Túmulo de Selarón
Poucos sabem que há uma escada belíssima no túmulo de Selarón, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Claro que o artista não conheceu o monumento. Ele foi trabalhado, depois de sua morte, por alunas alemãs.
9 – Escadaria da capela do Cemitério João Batista
Você tiraria uma foto neste local? Acha macabro demais? Ahhh, mas já que você vai até o túmulo do Selarón, não custa nada aproveitar a passagem.
10 – Pedra do Sal
Essa é uma escada histórica, construída por escravos, para levar o sal (grande tesouro da época), do porto para os galpões comerciais no Morro da Conceição. Ali nasceu o samba carioca e até hoje o local é pura animação, repleto de rodas de samba. O público fica exatamente por aí, nessa escadaria.
11 – Santa Teresa – Rafa Mon
Se você já me acompanha aqui no Portal S4, já deve ter visto essa escadaria na minha matéria sobre o bairro de Santa Teresa. Este cantinho instagramável foi pintado pela artista Rafa Mon.
E aí, gostou das escadarias? Das três matérias? Me conta em qual já foi e em qual delas está louca para tirar aquela bela foto. Não esqueça de marcar a gente!
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.