Educação

Educação: Como aprender os fundamentos da alfabetização?

Educação em casa : Saiba como aprender a alfabetizar com confiança

teaching g745208a98 1280 Educação: Como aprender os fundamentos da alfabetização?
Ensinar a ler é o maior dos atos de amor, pois, é dar a alguém instrumentos para ele buscar conhecimento e dignidade.

Desenvolver atitudes que colham o resultado da ação de alfabetizar vai te encantar.

Quando você disponibiliza-se a ler “com” um filho(a), sobrinho(a), amiguinho(a), irmão(a), primo(a), colega, vizinho(a) e ou companheiro(a), você esquece de suas próprias necessidades, dores, preocupações, medos e tribulações, tudo através da educação. Sua alma e coração enche-se de felicidade.
Ler “para” alguém faz você sonhar, viajar, aprender, orar, entender, aconselhar, refletir, obter e proporcionar momentos agradáveis. Ler para ou com outra pessoa nos faz capazes de ensinar o que nem sabíamos.

Dispor a ser voluntário orientando, facilitando, explanando, promovendo, provocando as competências de ler e escrever é protagonizar a vitória da dignidade humana.
Pois, quando as pessoas leem, elas se informam, estimulam a reflexão, o raciocínio lógico e dedutivo, o desenvolvimento de suas interpretações, seus questionamentos, o expediente para pesquisar.
E consequentemente, são instrumentalizadas para atuar como sujeito crítico e criativo analisando dados para apresentar de maneira organizada as soluções de seus problemas cotidianos.

Quanto mais pessoas tiverem a oportunidade de compreender como nosso alfabeto funciona e de se apropriar de modo consciente, de suas convenções, letra e som, mais pessoas vão conviver com as manifestações da escrita na sociedade.





E quem se dispuser a promover o êxito da alfabetização no ambiente onde vive está prolongando por toda a sua vida o processo de inserção e participação na cultura escrita e humana.

Não se pode construir nada sólido, se não colocamos primeiro uma base firme. A base da educação de boa qualidade no aspecto do ensino é a alfabetização.
O enriquecimento de uma nação procede intrinsecamente da competência na leitura dos seus cidadãos.

students g40b7f13c3 1280 Educação: Como aprender os fundamentos da alfabetização?
O aprender a ler é um divisor de águas entre o alicerce do desenvolvimento humano e econômico do indivíduo.

Mas, quais são os fundamentos da alfabetização?

  1. Alfabetização é o processo da compreensão do uso da tecnologia do sistema alfabético e ortográfico da leitura e escrita;
  2. O processo da alfabetização prevê reconhecer o alfabeto e com ele fazer as combinações silábicas estudando todas as sílabas. Entretanto, a instrução da leitura e escrita não é apenas memorizar letras, sílabas ou palavras. É preciso haver a mediação das partes pronunciadas para que ocorra a compreensão do sistema alfabético.
  3.  A alfabetização é a ciência da relação entre fala e escrita e o desenvolvimento da escrita. É a aquisição da tecnologia da escrita por intermédio de compreensão da correspondência entre as letras e os fonemas que prevê saber ler e escrever. 
  4. O letramento pressupõe o uso social da leitura e escrita. Diz respeito à capacidade de fazer da ciência do sistema alfabético um instrumento de inserção em práticas sociais.  Inferências, antecipação de sentidos, relações de intertextualidade e também a prática de compreensão e utilização de diversos textos literários, descritivos, expositivos, explicativos, prescritivos, informativos, argumentativos e narrativos.
  5. Alfabetizar letrando é imprescindível. A verdade, porém, é que intimamente letramento e  alfabetização são tecnologias interligadas entre si apesar de diferentes. Pouco adianta uma pessoa saber ler e escrever, mas encarregar os outros de raciocinar. Para uma pessoa que lê e escreve além da apropriação do sistema de escrita alfabética ela necessita também fazer uso do ler e escrever abrangendo os aspectos sociais, políticos, cognitivos, culturais, psíquicos e linguísticos. Para tornar-se promovedor de suas próprias oportunidades em pensar na conquista de seus ideais humanos em todas as fases da vida e alcançar o sucesso profissional e humano.
  6.  É impossível aprender algo sem antes cometer equívocos; eles fazem parte do aprendizado. Na busca do êxito efetivo no nível do ensino da leitura e escrita os erros são obstáculos que precisamos ultrapassar. E eis a verdade: no processo de ensinar e aprender a ler não tem certo ou errado; o que tem é processo de alfabetização.
  7. A arte de comunicar os conteúdos na web traz muitos valores para uma sociedade com mais oportunidades de aprendizagem. E a singeleza, transparência  e técnicas para a alfabetização não poderiam jamais ficar de fora. 

Nos mecanismos de busca: YouTube, Google são facilmente encontrados inúmeros vídeos, jogos e conteúdos riquíssimos para a alfabetização.

E ainda que o planeta não seja salvo por quem sabe ler; essa competência é essencial para as pessoas lidarem com as três revoluções que vivemos: a biológica, a digital e a globalização. O médico e o gari, o engenheiro e o pedreiro, o mestre e a dona de casa, a pessoa comum do povo e o líder, o político e o eleitor, o empreendedor e o trabalhador, o trabalhador rural e o desempregado, o poliglota e o advogado, o jornalista e o artista vão precisar saber ler e escrever antes de tudo. Em suma, a formação de profissionais e cidadãos começa pela alfabetização. 

8. Qualquer material que se tenha ao seu alcance pode despertar e estimular sua linguagem e inteligência social e efetivar com eficácia a alfabetização. Exemplos: jornais, revistas, panfletos, receitas, listas de compras,  letras de canções, livros, sinais públicos, carta, bilhete,  rótulos, manuais de instruções, guias de viagem, cédulas, cardápios de restaurantes, propagandas, bulas de medicamentos, cartazes, e-mail, etc. Porém é necessário um Plano de Prática de Ação para que ela seja conquistada, literalmente.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Um Comentário

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!