Famosos

Dua Lipa é Processada por Uso Indevido de "Talk Box" em "Levitating"

Artista é processada pela 3ª vez por causa da música

A cantora Dua Lipa foi novamente alvo de um processo em Los Angeles, desta vez pelo músico Bosko Kante, que alega violação de direitos autorais. Ele afirma que tanto ela quanto sua gravadora, a Warner Music Group, utilizaram trechos de suas gravações realizadas por meio de um dispositivo chamado “talk box” em uma obra musical. O “talk box” é um equipamento que é posicionado ao redor do pescoço e conectado a um telefone ou sintetizador, transformando as vibrações da fala em sons de instrumentos musicais.

De acordo com Kante, a cantora utilizou suas gravações de áudio sem a devida permissão nos remixes da canção “Levitating”. Os advogados do produtor musical, engenheiro e empresário Bosko Kante apresentaram uma queixa no Tribunal Distrital dos EUA na Califórnia em 31 de Julho, buscando uma indenização de mais de 20 milhões de dólares pela infração.

A denúncia alega que Stephen Kozmeniuk, um dos produtores creditados em “Levitating”, abordou Kante em 2019, solicitando a criação de vocais usando o “talk box” para serem incorporados à música. Kante concordou e gravou a performance com o “talk box”, mesmo após “diversas” tentativas de chegar a um acordo de licenciamento para a utilização da performance.

Segundo a denúncia, após várias negociações, Kante e os produtores da música chegaram a um acordo verbal para que sua performance fosse incluída na versão original do álbum “Future Nostalgia”, que contém a música, porém não nos futuros remixes.

Até o momento, os advogados do músico, da cantora e da gravadora não foram localizados para comentar sobre o assunto. Vale ressaltar que Dua Lipa já enfrentou dois processos relacionados a “Levitating” anteriormente. Um deles foi movido pelo grupo de reggae Artikal Sound System e foi rejeitado em junho. O outro foi instaurado pelos compositores Sandy Linzer e L. Russell Brown e ainda está em andamento.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo