Documentos diversos do escritor Franz Kafka estão disponíveis para download
O leitor pode conhecer o mundo íntimo do escritor, através da web
Os aficionados pela obra e biografia do escritor tcheco Franz Kafka, agora podem acessar uma série de documentos entre cartas, desenhos e manuscritos que se encontram originalmente na Biblioteca Nacional de Israel e estão disponíveis para download.
O autor de “A metamorfose” nasceu em 1883, e ficou conhecido somente após a sua morte, que ocorreu em 1924, em decorrência de uma tuberculose. Ele estava com apenas 40 anos de idade, e em vida implorou ao seu melhor amigo Max Brod para que destruísse tudo que ele havia escrito. Logicamente que o jornalista e editor, foi além do afeto que sentia por Kafka e viu qualidades inquestionáveis nos textos. E em Tel Aviv, em Israel, país onde exilou-se por causa do Nazismo, o austríaco organizou e publicou os manuscritos.
A primeira obra foi “A metamorfose”, em 1915; dez anos depois “O Processo”, em 1925; em sequência foram publicados “O castelo”, em 1926 e “América”, em 1927. Desde então, o escritor tornou-se um dos maiores nomes da literatura e influenciou autores e artistas diversos com a sua obra única e universal. O adjetivo “Kafkiano” por exemplo, inspirado em Kafka, faz referência a qualquer situação absurda, enigmática e surreal, semelhante a um pesadelo sem explicação lógica.
Correspondências e ilustrações inéditas
Esses documentos que estão disponíveis para o público acessar através da Web, são um mergulho único para quem quer conhecer melhor o grande escritor. Além dos diários de Kafka, que também são publicações importantes. Através da cartas, o público pode conhecer melhor personagens reais que fizeram parte da vida do Tcheco, como a sua noiva Felice Bauer e Max Brod.
E ainda conferir as inúmeras ilustrações, muitas inéditas, que fazem um complemento interessante com os escritos pessoais do escritor: “Deve saber que tempos atrás eu era um grande desenhista. Naquela época, já se passaram muito anos, esses desenhos me satisfaziam mais do que qualquer outra coisa”. Escreveu a Felice em uma correspondência. O editor Max Brod morreu em 1968, mas antes revelou ao mundo todo o talento de Franz Kafka.
Endereço da página: https://www.nli.org.il/en/discover/literature-and-poetry/authors/franz-kafka
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.