NotíciasRecord

Dezembro Vermelho: Reprodução assistida auxilia casais com HIV a terem filhos sem o vírus

Crédito foto: Leo Horta.

O mês de dezembro é marcado pelas atividades de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, tem o objetivo de reduzir o preconceito com os portadores da doença, que muitas vezes se sentem inibidos a procurarem tratamento por medo de discriminação.

Nesse sentido, os avanços da medicina reprodutiva têm permitido que casais sorodiscordantes, ou seja, aqueles em que um dos parceiros possui alguma doença transmissível, possam gerar bebês saudáveis.  

No caso de homens portadores do vírus HIV e Hepatites B e C, é possível utilizar a técnica da “lavagem seminal”.  Essa técnica consiste em processos de centrifugação e ultra filtragem que separam os espermatozoides livres de contaminação do ambiente onde o vírus se concentra (o líquido seminal), possibilitando a utilização de gametas sadios para procedimentos como a inseminação artificial e fertilização in vitro (FIV).

Segundo o Dr. Ricardo Marinho, especialista em reprodução assistida da Huntington Pró-Criar, esse é o tratamento mais comum, sem contraindicação para a gestação, já que a mulher é sadia. “Por meio dessa técnica, o pai portador de HIV tem a possibilidade de gerar um filho sem que a mãe e o bebê corram riscos de serem contaminados”.

Quando a mulher está infectada, a situação é mais complexa, pois é necessário evitar a transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto. Os casos devem ser individualizados e avaliados por uma equipe multidisciplinar, que inclui, além do especialista em reprodução assistida, o infectologista e o obstetra. Diversos fatores devem ser avaliados antes de indicar o tratamento para engravidar, tais como o estado clínico e a carga viral da paciente. 

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Redação Portal S4

Felipe de Jesus é Jornalista pela Faculdade Estácio de Sá/BH | Advogado pela UNIESP e Pós-Graduado em Direito Empresarial - Público e Licitatório pela Fac.Focus | Economista pela UNIP/SP | Teólogo pela ESABI | Sociólogo pela Universidade Polis das Artes/SP | Tec.Publicidade pela IPED/SP | Perito & Assistente Judicial Trabalhista - Contábil/Imobiliário pela Faculdade Beta Perícias & Pós-Graduação e Mestre em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação pela UEMC.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!