Negócios

Desenrola do carro: clientes com restrição também podem ter acesso a veículos

De cada dez pedidos de crédito solicitados, sete são recusados. Contra a maré, locadora de veículos abre portas para clientes através de análise flexível

A Carflip, locadora de veículos seminovos por assinatura, está transformando o mercado de veículos de olho no público que hoje não é atendido pelo sistema financeiro tradicional: os negativados. “Os bancos muitas vezes recusam crédito para pessoas que têm uma renda digna e estável. Nossa oferta de carros de assinatura socialmente inclusivos resolve esse problema. Por meio de um serviço simples e flexível, as pessoas têm a chance de utilizar os veículos usados em troca de pagamentos mensais com opção de compra”, explica o CEO da startup, J. R Caporal.

Atualmente, a cada dez pedidos de financiamento, 7 são rejeitados, deixando um público de milhões de brasileiros longe do sonho de ter um carro próprio, seja para uso pessoal ou para complementar a renda ao se tornarem motoristas de Apps. De acordo com o Serasa, até junho de 2023, 71,45 milhões pessoas tinham seu CPF negativado, o que, por si só, é motivo do não ao financiamento.

Para atender a este público, a startup criou um modelo de negócios que se utiliza de ferramentas tecnológicas de ponta para a realização da análise de crédito. O modelo de avaliação é próprio e mais flexível do que o utilizado nas instituições tradicionais, o que possibilita que, mesmo no caso de negativação, seja aprovado o contrato de aluguel. “Existe uma régua de aprovação. Tudo depende do nível de restrição que a pessoa tem”, explica.

Caso seja aprovado, é realizado o contrato de assinatura sob demanda, ou seja, o cliente escolhe exatamente o carro de seu interesse em qualquer loja parceira. Hoje a Carflip conta com uma rede de cerca de 100 parceiros entre concessionárias e lojas multimarcas.

O contrato de assinatura inclui documentação (transferência, IPVA etc.), seguro total (perda parcial, perda total, roubo, furto e danos a terceiros) e manutenção preventiva e corretiva. O cliente só paga adicional à assinatura da franquia do seguro, multas, manutenção por uso indevido do veículo e excesso de Km superior à franquia contratada.

Caporal lembra, ainda, que esse modelo de aluguel também gera mais oportunidades de mercado para montadoras e concessionárias. “Além de incrementar as vendas, há o aumento da carteira de clientes e a possibilidade de campanhas específicas para esse público. A grande expectativa no geral é que aconteça um aumento do número de negócios, aproveitando aquele cliente que não conseguiria efetuar a compra pelo método convencional”, diz.

Se apegou, levou!

Um dos diferenciais da locadora é oferecer uma opção de compra de veículo programada. Caso, deseje, a pessoa pode adquirir o automóvel após um período, pois acordo inclui a opção de compra após seis meses de uso com desconto através do programa de cashback, um montante cumulativo no tempo equivalente a 25% de todos os valores pagos pelo cliente referentes ao uso do veículo, ou seja, taxa de contrato e assinaturas. “Esse valor pode ser utilizado em caso de opção de compra contratado na assinatura e é aplicado no Valor de Avaliação do veículo no início do contrato”, explica Caporal.

Oportunidade para motoristas de App

Estima-se que existam cerca de 1,6 milhão de motoristas de aplicativos, segundo dados da pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec). Alguns dados de mercado dão conta que cerca de dois terços não têm carro próprio e a aquisição do veículo é dificultada nos meios tradicionais por conta da necessidade de comprovação de renda.

Na hora de aprovar ou negar um pedido, as instituições financeiras avaliam se aquela pessoa tem condição de arcar com a dívida. Fatores como o tamanho da renda, débitos em atraso e o tipo de emprego (formal ou informal) são levados em consideração pelo banco. Neste sentido, a solução de assinatura com opção de compra é uma saída para este público, que pode escolher a forma mais adequada à sua realidade e fluxo de caixa, além de considerar o uso para trabalho como expectativa de renda futura. É possível, por exemplo, optar por pagamentos semanais.

“As principais vantagens para motoristas empreendedores em relação ao aluguel tradicional de veículos são a flexibilidade na aprovação e liberação do veículo; flexibilidade de pagamento com plano semanal; e a possibilidade de compra do veículo no final do contrato, com cashback de 25% sobre o valor pago ao longo do contrato”, lembra Caporal.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!