Entretenimento

Descaso mistura rock clássico, blues e punk rock em novo EP: “Em Pleno Fim Do Mundo”

Ouça agora o EP “Em Pleno Fim Do Mundo”

São Paulo, 24 de novembro de 2023 – A banda de rock blues do underground paulistano Descaso comemora, nesta sexta-feira (24), a chegada nos apps de música do novo EP “Em Pleno Fim Do Mundo”. Produzido por Tadeu Patolla (conhecido por suas colaborações com artistas como Charlie Brown Jr, Biquini Cavadão, Strike, entre muitos outros), o trabalho estará disponível em todas as plataformas digitais pelo selo musical Marã Música.

Com seis faixas, sendo quatro já lançadas anteriormente como singles e duas inéditas, “Em Pleno Fim Do Mundo” é o maior marco da história profissional da Descaso até o momento, de acordo com a banda. Este EP, que sucede o álbum “Descaso” (2017) e “Descaso no Estúdio Showlivre Ao Vivo” (2022),  é o primeiro trabalho consolidado em várias faixas, gravadas em estúdio profissional, produzido pela banda desde sua chegada à capital paulista, em 2019, vindos da Baixada Santista. “‘Em Pleno Fim do Mundo’ é a primeira frase dita na música de abertura, ‘Jovem Jack’, e resume a mensagem que buscamos passar”, explica a Descaso. “O EP explora a crítica social, mostrando que vivemos no ‘fim do mundo’ e sua mensagem é a de que o auge da sociedade capitalista em que vivemos é recheada de injustiças, e que precisamos lutar pela transformação social em busca de dias melhores para todos. Ao mesmo tempo, o EP passa a ideia de que, mesmo nesse cenário apocalíptico, o Rock’n Roll de atitude ainda está bem vivo no Brasil e que nosso underground boêmio é muito rico”, completam os quatro integrantes. 

Mostrando sua já característica versatilidade, a Descaso conta que uma característica marcante deste EP é que nenhuma música se parece com a outra, mas todas apresentam algo em comum que reflete a essência da banda. “A música de abertura, ‘Jovem Jack’, é aquela que une de forma mais clara os diversos elementos essenciais da banda, com forte influência do rock’n roll clássico, do punk rock e do blues“, eles explicam. “Esses elementos essenciais estão presentes em todas as faixas, sendo que algumas são mais desviadas para o punk rock e hardcore (como na inédita “Revolução”) enquanto em outras predomina o blues e rockabilly (como em “Puro Rock’n Roll”)”, continuam. 

As seis faixas de “Em Pleno Fim Do Mundo” começaram a ser compostas em 2020 e a Descaso conta que as duas primeiras faixas feitas e gravadas foram “Lute” e “No Dia em que a Razão Vencer”, que também foram as primeiras a saírem como singles individuais, em setembro de 2021 e fevereiro de 2022, respectivamente. “A composição da faixa ‘Jovem Jack’ já começou logo em seguida, assim como a releitura de ‘Onde os Sujos se Dão Bem’, ambas gravadas e lançadas como os últimos singles antes do lançamento do EP completo. Por fim, no segundo semestre de 2023, as duas faixas inéditas do EP foram gravadas: ‘Revolução’ e ‘Puro Rock’n Roll'”. Para a composição dessas músicas, a banda se isolou por dois finais de semana em um sítio próximo à capital paulista e focou na produção até saírem as primeiras versões que foram apresentadas para o produtor Tadeu Patolla. “‘Inclusive, Puro Rock’n Roll’ conta com a participação do Tadeu na guitarra. Este feat é um dos pontos mais marcantes do EP, pois sua guitarra com os slides e toda a sua experiência deu a cara ‘retrô’ que buscávamos nessa música”, comemora a Descaso.

Mesmo já tendo tido uma resposta positiva do público às faixas do EP que já foram lançadas individualmente, nada se compara à importância e a expectativa para o lançamento deste trabalho completo que vem sendo preparado desde 2020. “Este EP sintetiza toda a evolução da Descaso nestes últimos quatro anos. Sem dúvida, ouvir o EP completo é a primeira tarefa que esperamos dos roqueiros de plantão que querem conhecer a banda por inteiro e entender a nossa proposta. Em uma época em que o rock nacional já não é mais tão incentivado como antigamente, esperamos que esse novo EP possa ao menos contribuir para atiçar a esperança do roqueiro brasileiro que anda em busca de novos bons sons nacionais”. A banda finaliza contando suas expectativas para a chegada de “Em Pleno Fim Do Mundo” nas plataformas digitais: “Queremos que o EP passe a funcionar como o principal material de apresentação da Descaso para o Brasil, mostrando para a nação rockeira que ainda tem gente fazendo o bom e velho rock’n roll por aí”. 

CONFIRA A TRACKLIST DE “EM PLENO FIM DO MUNDO”

1- Jovem Jack 

2- Revolução 

3- Onde os Sujos se Dão Bem 

4- Puro Rock n Roll feat Tadeu Patolla 

5- No Dia Em Que a Razão Vencer 

6- Lute 

Sobre Descaso:

A Descaso, conhecida por suas performances de alta energia e letras que exploram desde a crítica social até a vida boêmia, vem movimentando a cena musical desde sua formação em 2012. Originária da cidade de Santos e atualmente em São Paulo, capital, o som único da banda combina elementos de rock clássico, blues, punk e grunge, criando uma experiência musical moderna e cativante. As canções da Descaso são um retrato do dia a dia das pessoas em nossa sociedade, contando histórias de personagens com diferentes caminhos e personalidades. Também não faltam letras com uma boa pitada irônica (indiretas diretas) de crítica social, atacando todas as formas de conservadorismo que circundam a nossa sociedade capitalista e os “cidadãos de bem”. Com Ivan Laurino no vocal, Victor Kiapine na guitarra, Vinicius Cruz no baixo e Gabriel Izar na bateria, a Descaso é Blues, é Rock, é Punk, é a mistura de tudo sem medo de ousar. Ou simplesmente, Descaso é Rock’n Roll!

Sobre Marã Música:

Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.

Links Descaso:

Instagram 

Facebook

YouTube

Spotify

Links Marã Música:

Site Oficial

Facebook

Instagram

YouTube

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!