Dá para ter uma dieta completa sem comer carne? Nutricionista responde
A dieta vegetariana é uma opção crescente em várias partes do mundo, seja por questões ambientais, pessoais, de saúde ou ainda pela defesa dos animais, muita gente deixa de consumir produtos de origem animal.
É muito comum surgirem perguntas como: os vegetarianos conseguem atingir as metas nutricionais? São pessoas saudáveis? Especialistas da área da saúde avaliam: para os adeptos ao vegetarianismo que optam por uma dieta equilibrada, rica em alimentos in natura e minimamente processados, a resposta é sim!
Mas quem é considerado vegetariano?
De acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, vegetarianos são pessoas que optam por não consumir alimentos de origem animal. A restrição pode ser apenas com relação a carnes, pode excluir o consumo de ovos e leite ou mesmo todos os alimentos de origem ou derivação animal, como o mel e a gelatina.7
Dá para alcançar objetivos estéticos sem comer carne?
Segundo a nutricionista Dani Borges, a resposta é sim. “Dá sim para atingir determinados objetivos estéticos mesmo sendo vegetarianos ou veganos e claro, sem consumir carne. A questão é justamente você saber se alimentar, fazer as escolhas adequadas”, disse.
Conforme a nutricionista, a proteína vegetal não é igual a proteína animal,por causa do valor biológico entre um e outro. “Mesmo assim, uma combinação de arroz com feijão já nos dá uma combinação de proteína, de aminoácidos e outros nutrientes que são bem parecidos com o valor biológico da proteína animal”, afirma.
Para Dani, a carne pode ser substituída por outras fontes como vegetais folhosos escuros, como: leguminosas, ervilha, feijão, lentilha, grão de bico, além da combinação maravilhosa que é o arroz com feijão.
Por fim, a profissional diz que “quem é vegetariano e quem é vegano também consegue fazer uma dieta bem balanceada, bem equilibrada, gostosa e sem a adesão da carne na dieta”, finaliza.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.