Televisão

Conversa com Bial 21/09/2020: Christian Dunker e Pedro Doria falam sobre diferenças entre integralismo e bolsonarismo

Conversa com Bial traz um debate sobre as diferenças entre o integralismo e o bolsonarismo

O Conversa com Bial desta segunda-feira, 21 de setembro, traz mais uma edição do programa que é comandado por Pedro Bial que a cada dia da semana promove um bate papo com convidados que falam sobre suas vidas e carreiras ou ainda sobre assuntos que são colocados em pauta pelo apresentador e que se relacionam diretamente com suas vidas.

Em virtude do atual momento que estamos vivenciando, a atração vem sendo apresentada diretamente da casa do apresentador que tem tido bates papos com convidados de maneira remota.

Sendo que cada um deles conversa diretamente de suas casas, na edição que irá ao ar nesta segunda, Bial conversa com o jornalista  Pedro Doria e com o psicanalista Christian Dunker.

A Ação Integralista Brasileira foi criada pelo jornalista Plínio Salgado com inspiração no fascismo de Benito Mussolini. Era um movimento de extrema-direita, ultranacionalista, tradicional, conservador e católico, que tinha entre seus membros antissemitas e monarquistas.

No Conversa com Bial de segunda-feira, Pedro Bial fala sobre o movimento, ativo no Brasil na década de 1930, com Pedro Doria, autor do recém-lançado “Fascismo à Brasileira”, e o psicanalista Christian Dunker.

Dunker atribui o surgimento e breve sucesso da tendência ao ressentimento dos brasileiros: para muitos, a modernização do Brasil e o fim da escravidão eram interpretados como desordem.

Já seu fracasso, segundo Doria, deve-se ao fato de que os simpatizantes do fascismo à brasileira não eram trabalhadores, como na Europa, mas intelectuais. Com exceção de Olímpio de Mourão, que se tornou um general com participação importante no golpe de 1964, nas primeiras fileiras do integralismo eram todos mais pensadores do que soldados. “Quem Plínio tinha ao seu lado era Gustavo Barroso, presidente da ABL, Miguel Reale, que se tornou grande jurista brasileiro e reitor da USP… ”

Ao analisarem características de Plínio Salgado, Dunker resgata a definição de ditadores fascistas por Adorno, que criou o conceito de “pequeno grande homem”: “Tratam-se de líderes improváveis, com características comuns, isso permite que as pessoas se identifiquem e vejam suas ideias mais simples e conservadoras confirmadas”.

Dunker fala sobre a ideia de que, no fascismo, é muito importante estar em um “estado de mobilização”. Ele diz que esse tipo de engajamento político se encontra, também, no bolsonarismo, tanto pela continuidade da retórica de campanha quanto pela complacência com a formação de milícias.

Doria complementa: para ele, embora seja verdade que nos anos 1930 muitos liberais foram cooptados pelo fascismo, é nesse momento que esses regimes deixam de ser liberais, já que a lógica de igualdade do liberalismo é o oposto do fascismo. E vai adiante ao citar as áreas que são fundamentais para o crescimento dessa ideologia:

le diz que, não por acaso, são os ministérios olavistas do governo Bolsonaro: “Por quê? Porque é ali que o fascista começa seu processo de doutrinação. E se a gente observa o discurso, por exemplo, do Felipe Martins, um dos assessores de presidente Jair Bolsonaro dentro do Planalto, e talvez o mais próximo do escritor Olavo de Carvalho, ele está constantemente falando de uma revolução iminente”.

O Conversa com Bial começa logo após mais uma edição do Jornal da Globo, não perca!

Para assistir o Conversa com Bial e a programação da Rede Globo, clique aqui!

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Fernando Azevedo

Sou formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP (UNIFEV), e também sou um entusiasta de jornalismo, escrevendo sobre TV desde meados de 2009, quando comecei o Portal S4. Além disso, nas horas vagas, sou autor com dois livros publicados e diversos e-books disponíveis para venda na Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!