Conversa com Bial 18/09/2020: Cid Moreira é o convidado

Conversa com Bial

Conversa com Bial traz bate papo com jornalista nesta sexta

O Conversa com Bial desta sexta-feira, 18 de setembro, traz mais uma edição do programa que é comandado por Pedro Bial que a cada dia da semana promove um bate papo com convidados que falam sobre suas vidas e carreiras ou ainda sobre assuntos que são colocados em pauta pelo apresentador e que se relacionam diretamente com suas vidas.

Em virtude do atual momento que estamos vivenciando, a atração vem sendo apresentada diretamente da casa do apresentador que tem tido bates papos com convidados de maneira remota.

Sendo que cada um deles conversa diretamente de suas casas, na edição que irá ao ar nesta sexta, Bial conversa com o jornalista Cid Moreira.

Cid Moreira, a lenda viva da TV nacional, relembra a sua trajetória pessoal e profissional, que acompanhou e marcou para sempre a história da comunicação em nosso país.

Em mais uma entrevista da série que comemora as sete décadas da televisão no Brasil, Pedro Bial convida o jornalista a relembrar os primeiros passos de sua carreira, ainda na rádio, no interior de São Paulo, até a sua estreia no ‘Jornal Nacional’, além de outros projetos, como a gravação da Bíblia.

Cid Moreira também fala sobre a passagem pelo ‘Fantástico’ e as amizades construídas ao longo do caminho, como a com o jornalista Armando Nogueira.

Foram mais de oito mil ‘boa noite’, 27 anos de ‘Jornal Nacional’ e 40 como apresentador ou locutor do ‘Fantástico’. Nenhuma voz foi tão marcante e nenhuma presença foi tão constante na história do telejornalismo brasileiro. Segundo Pedro Bial, “perto dele, a televisão brasileira não passa de uma garotinha de sete décadas”, já que Cid Moreira, prestes a completar 93 anos de idade, é testemunha e protagonista da chegada e da maturidade da TV em nosso país.

No ‘Conversa com Bial’, o jornalista é convidado a relembrar como e onde tudo começou, a experiência como locutor de rádio, na época em que os bons profissionais eram aqueles que pronunciavam os “Erres” e os “Esses” de forma acentuada, e também a sua chegada na televisão. “Tudo o que eu faço é com intensidade”, garante Cid Moreira.
Dono de uma voz inconfundível, Cid Moreira diz: “Eu acho que melhorou. Eu aprendi a impostar de uma maneira mais sonora”.

Na entrevista, ele também relembra o que sentiu em 1º de setembro de 1969, quando, pela primeira vez, apresentou o ‘Jornal Nacional’.

Questionado se tinha ficado nervoso, ele garante que não: “Para mim era uma rotina”.
Entre centenas de momentos inovadores da carreira de Cid Moreira, o entrevistado e Pedro Bial relembram o inédito dia em que o convidado não se despediu do JN com o típico ‘boa noite’, devido à morte de Calos Drummond de Andrade: “Eu não falei nada para ninguém.

Chamei o operador de áudio e disse: ‘olha, no final aí, eu vou sussurrar’. Foi, modéstia à parte, um sucesso”. Também durante a conversa com Bial, os dois compartilham lembranças da época em que faziam parte da equipe do ‘Fantástico’: “O Fantástico me possibilitou mostrar outras técnicas de narração”, afirma Cid.

No programa, Cid Moreira ainda fala sobre quando apresentou o ‘Jornal Nacional’ de bermuda: “Aconteceu uma vez só. Você sabe que eu tenho pesadelo até hoje?”, a amizade com Armando Nogueira: “Um grande amigo”, e a atual paixão pela poesia.

O jornalista também comenta sobre um antigo colega, que, ainda na época da rádio, foi um dos primeiros a acreditar em seu talento: “Ele me olhou assim, fixamente, e falou: ‘um dia você vai ser conhecido em todo o país’. Jamais eu poderia imaginar que ia ser lançado no ‘Jornal Nacional’ e que o ‘Jornal Nacional’ ia virar sinônimo de notícias”.

O Conversa com Bial começa logo após mais uma edição do Jornal da Globo, não perca!

Para assistir o Conversa com Bial e a programação da Rede Globo, clique aqui!

Fernando Azevedo23623 Posts

    Sou formando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP, (UNIFEV), e um aspirante a jornalista que escreve sobre TV desde meados de 2009 quando iniciei o Portal S4, além disso, ainda sou autor nas horas vagas tendo dois livros publicados e diversos e-books à venda na Amazon.

    0 Comentários

      Deixe uma resposta

      Login

      Bem vindo! Faça login na sua conta

      Lembre de mim Perdeu sua senha?

      Lost Password

      %d blogueiros gostam disto: