Conversa com Bial 06/09/2019: Roberto Menescal é o convidado

Conversa com Bial

Conversa com Bial recebe Roberto Menescal nesta sexta!

“São trinta anos a ouvir sua voz para matar a saudade, que não passa… mas, graças!, a voz também não passa nunca, assim como sua persistente presença, ao mesmo tempo enorme e sempre tão discreta.”

Assim começa o Conversa com Bial desta sexta-feira, 6/9, que homenageia a memória de Nara Leão e conta com a presença do músico Roberto Menescal, seu grande amigo, da cantora Fernanda Takai e da editora Isabel Diegues, filha de Nara. Entre os assuntos esteve a ruptura de Nara com a Bossa Nova depois do rompimento de seu romance com Ronaldo Bôscoli.

O apartamento de Nara é considerado o local de nascimento da Bossa Nova e, ela, a musa do movimento. Na verdade, nas palavras de Carlos Lyra, ela não era a musa, mas a “música da Bossa Nova”. Entretanto, uma traição do namorado Bôscoli fez com que Nara rompesse, também, com o grupo. Conta Menescal:

“Ela disse ‘Tenho que romper com vocês todos para eu separar dele’. A gente ficou meio assim, mas com isso ela descobriu um outro mundo da música brasileira. Foi muito importante.”

Sob influência de Cartola, Nelson Cavaquinho e Zé Keti, seu segundo disco resultaria no espetáculo “Opinião”, peça de protesto contra a ditadura. Menescal conta que, na época, não podia nem ir ao show.

“Rapaz… a turma não deixava eu ir ao Opinião nem ouvir Roberto Carlos. Mas Roberto Carlos eu ouvia na moita.”

O programa tem imagens de arquivo raras, e emocionantes, como um vídeo do casamento de Nara e Cacá Diegues que sua filha, Isabel, nunca tinha visto, e um depoimento exclusivo de Maria Bethânia.

O Conversa com Bial começa logo após o Jornal da Globo, não perca!

0 Comentários

Deixe uma resposta

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password

%d blogueiros gostam disto: