Conversa com Bial 03/05/2021: Angélica Dass e Sabrina Fidalgo são convidadas

Conversa com Bial
Publicidade

Conversa com Bial fala sobre a diversidade racial

O Conversa com Bial desta segunda-feira, 03 de maio, traz a participação de Angélica Dass e Sabrina Fidalgo.

Em 2012, a artista plástica Angélica Dass passou a investigar os tons de pele de voluntários, criando um projeto fotográfico que acabaria ganhando o mundo, o “Humanae”.

De lá para cá, ela registrou mais de quatro mil pessoas em 36 cidades e está exposta em cinco museus diferentes, como o Museu Americano de História Natural, em Nova York.

Acompanhada da cineasta (e sua amiga) Sabrina Fidalgo, ela é a entrevistada do programa que abre a semana do Conversa com Bial.

De Madri, onde mora há 15 anos, Angélica fala sobre seu método: ela faz a foto em um fundo branco, coleta um quadradinho de poucos pixels no nariz e busca a cor correspondente no catálogo da Pantone, que define como “um idioma de cores”: “Eles tem vários números para a cor negra e a cor branca”.

Publicidade


Além de questionar o conceito arbitrário de raça, Angélica busca “celebrar a diversidade da espécie”: “se o conceito de raça é uma construção social, eu acredito na arte como uma ferramenta para desconstruir”, define.

Ela também conversa com Pedro Bial sobre as motivações do projeto: seu pai tem a pele cor de chocolate escuro e foi adotado por um casal, seus avós. A avó tem pele de porcelana e cabelos de algodão, o avô, por sua vez, tem um tom entre “iogurte de baunilha e de morango”. 

“Quando eu tive que descrever minha família eu só escrevi coisas deliciosas, queria apresentar essas cores de maneira que pudesse conectar com lembranças positivas.”

O Conversa com Bial começa logo após mais uma edição do Jornal da Globo, não perca!

Para assistir o Conversa com Bial e a programação da TV Globo, clique aqui!

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade

Fernando Azevedo32538 Posts

Sou formando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP, (UNIFEV), e um aspirante a jornalista que escreve sobre TV desde meados de 2009 quando iniciei o Portal S4, além disso, ainda sou autor nas horas vagas tendo dois livros publicados e diversos e-books à venda na Amazon.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dois + 14 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password