Notícias

Conheça a fundo o processo de compra de um imóvel em São José do Rio Preto

Esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas na hora de comprar uma casa, não deixe de conferir

O desejo de muitas pessoas é comprar a sua casa própria e isso é nítido através dos números. Segundo estimativas, o mercado imobiliário cresceu mais de 100% no ano de 2019. Esse número crescente promete ser ainda maior no ano de 2022, o que mostra que o brasileiro quer cada vez mais ter o seu imóvel próprio.

 

Isso é ótimo para o setor imobiliário, que se mantem cada vez mais aquecido, independente da crise econômica ou de outros fatores adversos. Isso também é ótimo para os consumidores, pois é uma garantia de que se você deseja comprar ou vender um imóvel, opções com certeza não irão faltar.

Entretanto, comprar uma casa é uma tarefa que exige tempo e paciência, pois existem uma série de procedimentos e papéis que serão necessários para concluir o procedimento. Por isso, é importante se manter informado para saber como é realizado todo o procedimento.

Quer saber sobre todo esse processo em detalhes? Então leia este artigo que preparamos especialmente para você e se mantenha informado sobre o assunto.

Encontrar o imóvel ideal

Encontrar casas à venda em São José do Rio Preto pode levar um certo tempo, porém, faz toda a diferença. Ninguém compra uma casa pensando em se mudar ou fazer grandes reformas, pelo menos de início. Por isso, é importante que você tenha calma e encontre o imóvel que mais combina com o seu gosto.

Faça buscas em sites de imóveis, em redes sociais e até mesmo em placas de vende-se espalhadas pela região que você deseja. É importante procurar diversas opções para conseguir comparar vários preços e garantir que você fez
um ótimo negócio.

Após encontrar o imóvel que tanto deseja, está na hora de conhecer alguns processos para realizar a sua compra. É um processo longo e demorado, por isso é importante que você tenha calma e deixe tudo separado e organizado.

Isso certamente vai fazer com que você ganhe tempo e vai permitir que o processo seja mais rápido. Qualquer falha nestes procedimentos pode fazer com que o seu negócio não dê certo.

Documentos do proprietário e do imóvel

Este é um dos passos mais importantes, pois comprar uma casa exige uma série de documentos, tanto do proprietário quanto do imóvel. Qualquer erro aqui pode fazer com que a compra não seja realizada, por isso, essa é uma etapa extremamente importante e que necessita muita atenção.

Entre os documentos do imóvel estão:

Certidão de registro do imóvel: Esse documento comprova a situação do imóvel. Não aceite nenhum outro documento no lugar deste, pois ele é o único capaz de mostrar a situação completa do imóvel. Com ele também é possível verificar se o imóvel é tombado (ou se existe essa possibilidade) ou se corre
risco de desapropriação.

Lavratura e registro da escritura: É o último passo da transferência e consiste em regularizar tudo no cartório. As assinaturas são coletadas e, enfim, é oficializada a compra e venda do imóvel.

Declaração de quitação de condomínio: Essa declaração é necessária apenas se o imóvel se encontra em algum condomínio. Deve ser solicitado ao síndico pelo proprietário.

Certidão de ônus reais: Esse documento comprova a disponibilização do imóvel, se está em estado de penhora ou hipoteca. Ele é solicitado no cartório de registro de imóveis.

IPTU: O IPTU atrasado deve ser pago e é de responsabilidade do dono do imóvel. Tenha a guia do IPTU pago dos últimos anos. Caso não consiga, busque a emissão de certidão na prefeitura da sua cidade.

Registro de compra e venda: Ele dispõe o acordo e negociação de ambas as partes e é necessário para resolução judicial de conflitos que possam vir a acontecer. Por isso é tão importante.

Entre as documentações do proprietário estão:

Documentação do proprietário: É preciso conferir a situação civil, judicial e também financeira do proprietário do imóvel. CPF e RG são documentos essenciais em qualquer negócio, então já deixe separado. Após isso é preciso solicitar certidões negativas junto a entidades públicas. Isso é feito para verificar se o dono do imóvel está apto para realizar a negociação.

Certidão de nascimento ou casamento: Esses documentos são necessários para comprovar o estado civil. Caso seja casado, será necessário a anuência da esposa. Se for divorciado e com filhos, deve ser verificado a possibilidade de herança.

Certidão de interdição e tutela: Esse documento comprova que o proprietário possui autonomia jurídica para dispor do imóvel em transações de compra e venda.

Certidão judicial: É preciso consultar a justiça para verificar se o proprietário tem algum processo em curso. Se houver alguma ação será necessário verificar o seu valor e os bens que estão alienados nesse processo. Se o imóvel que você está negociando estiver no meio, não prossiga com a compra pois é muito arriscado.

Pagamentos
Após toda a documentação estar certa é preciso fazer o pagamento de taxas, como o ITBI. Ela é uma taxa cobrada sobre a transmissão de bens imóveis. Ela é paga a secretaria municipal de finanças, na prefeitura da cidade. Corresponde a 2% o valor total dele. Além disso, também é necessário pagar a taxa dos documentos. Para essa parte é necessária uma conversa de ambas as partes, pois, juridicamente, não há nenhuma legislação que regule esta parte. Geralmente documentos que comprovem a situação do proprietário devem ficar por conta do comprador, que é o interessado pelo negócio. Já documentos que comprovem a situação do imóvel são de responsabilidade do dono do imóvel.

E aí, gostou do artigo que preparamos para você? Se você chegou até aqui com certeza já deve saber os pontos principais sobre a compra de casas ou apartamento para vender em São José do Rio Preto. Agora é só encontrar o imóvel que mais lhe agrada e ser feliz! Compartilhe este artigo com os seus amigos e familiares que também estão procurando uma casa nova. Para receber mais informações como está não deixe de acessar o nosso site e se manter sempre bem informado.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Fernando Azevedo

Sou formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP (UNIFEV), e também sou um entusiasta de jornalismo, escrevendo sobre TV desde meados de 2009, quando comecei o Portal S4. Além disso, nas horas vagas, sou autor com dois livros publicados e diversos e-books disponíveis para venda na Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!