Conheça a fundo o processo de compra de um imóvel em São José do Rio Preto

compra de um imóvel em São José do Rio Preto

Esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas na hora de comprar uma casa, não deixe de conferir

O desejo de muitas pessoas é comprar a sua casa própria e isso é nítido através dos números. Segundo estimativas, o mercado imobiliário cresceu mais de 100% no ano de 2019. Esse número crescente promete ser ainda maior no ano de 2022, o que mostra que o brasileiro quer cada vez mais ter o seu imóvel próprio.

 

Isso é ótimo para o setor imobiliário, que se mantem cada vez mais aquecido, independente da crise econômica ou de outros fatores adversos. Isso também é ótimo para os consumidores, pois é uma garantia de que se você deseja comprar ou vender um imóvel, opções com certeza não irão faltar.

Entretanto, comprar uma casa é uma tarefa que exige tempo e paciência, pois existem uma série de procedimentos e papéis que serão necessários para concluir o procedimento. Por isso, é importante se manter informado para saber como é realizado todo o procedimento.

Quer saber sobre todo esse processo em detalhes? Então leia este artigo que preparamos especialmente para você e se mantenha informado sobre o assunto.

Encontrar o imóvel ideal

Encontrar casas à venda em São José do Rio Preto pode levar um certo tempo, porém, faz toda a diferença. Ninguém compra uma casa pensando em se mudar ou fazer grandes reformas, pelo menos de início. Por isso, é importante que você tenha calma e encontre o imóvel que mais combina com o seu gosto.

Faça buscas em sites de imóveis, em redes sociais e até mesmo em placas de vende-se espalhadas pela região que você deseja. É importante procurar diversas opções para conseguir comparar vários preços e garantir que você fez
um ótimo negócio.

Após encontrar o imóvel que tanto deseja, está na hora de conhecer alguns processos para realizar a sua compra. É um processo longo e demorado, por isso é importante que você tenha calma e deixe tudo separado e organizado.

Isso certamente vai fazer com que você ganhe tempo e vai permitir que o processo seja mais rápido. Qualquer falha nestes procedimentos pode fazer com que o seu negócio não dê certo.

Documentos do proprietário e do imóvel

Este é um dos passos mais importantes, pois comprar uma casa exige uma série de documentos, tanto do proprietário quanto do imóvel. Qualquer erro aqui pode fazer com que a compra não seja realizada, por isso, essa é uma etapa extremamente importante e que necessita muita atenção.

Entre os documentos do imóvel estão:

Certidão de registro do imóvel: Esse documento comprova a situação do imóvel. Não aceite nenhum outro documento no lugar deste, pois ele é o único capaz de mostrar a situação completa do imóvel. Com ele também é possível verificar se o imóvel é tombado (ou se existe essa possibilidade) ou se corre
risco de desapropriação.

Lavratura e registro da escritura: É o último passo da transferência e consiste em regularizar tudo no cartório. As assinaturas são coletadas e, enfim, é oficializada a compra e venda do imóvel.

Declaração de quitação de condomínio: Essa declaração é necessária apenas se o imóvel se encontra em algum condomínio. Deve ser solicitado ao síndico pelo proprietário.

Certidão de ônus reais: Esse documento comprova a disponibilização do imóvel, se está em estado de penhora ou hipoteca. Ele é solicitado no cartório de registro de imóveis.

IPTU: O IPTU atrasado deve ser pago e é de responsabilidade do dono do imóvel. Tenha a guia do IPTU pago dos últimos anos. Caso não consiga, busque a emissão de certidão na prefeitura da sua cidade.

Registro de compra e venda: Ele dispõe o acordo e negociação de ambas as partes e é necessário para resolução judicial de conflitos que possam vir a acontecer. Por isso é tão importante.

Entre as documentações do proprietário estão:

Documentação do proprietário: É preciso conferir a situação civil, judicial e também financeira do proprietário do imóvel. CPF e RG são documentos essenciais em qualquer negócio, então já deixe separado. Após isso é preciso solicitar certidões negativas junto a entidades públicas. Isso é feito para verificar se o dono do imóvel está apto para realizar a negociação.

Certidão de nascimento ou casamento: Esses documentos são necessários para comprovar o estado civil. Caso seja casado, será necessário a anuência da esposa. Se for divorciado e com filhos, deve ser verificado a possibilidade de herança.

Certidão de interdição e tutela: Esse documento comprova que o proprietário possui autonomia jurídica para dispor do imóvel em transações de compra e venda.

Certidão judicial: É preciso consultar a justiça para verificar se o proprietário tem algum processo em curso. Se houver alguma ação será necessário verificar o seu valor e os bens que estão alienados nesse processo. Se o imóvel que você está negociando estiver no meio, não prossiga com a compra pois é muito arriscado.

Pagamentos
Após toda a documentação estar certa é preciso fazer o pagamento de taxas, como o ITBI. Ela é uma taxa cobrada sobre a transmissão de bens imóveis. Ela é paga a secretaria municipal de finanças, na prefeitura da cidade. Corresponde a 2% o valor total dele. Além disso, também é necessário pagar a taxa dos documentos. Para essa parte é necessária uma conversa de ambas as partes, pois, juridicamente, não há nenhuma legislação que regule esta parte. Geralmente documentos que comprovem a situação do proprietário devem ficar por conta do comprador, que é o interessado pelo negócio. Já documentos que comprovem a situação do imóvel são de responsabilidade do dono do imóvel.

E aí, gostou do artigo que preparamos para você? Se você chegou até aqui com certeza já deve saber os pontos principais sobre a compra de casas ou apartamento para vender em São José do Rio Preto. Agora é só encontrar o imóvel que mais lhe agrada e ser feliz! Compartilhe este artigo com os seus amigos e familiares que também estão procurando uma casa nova. Para receber mais informações como está não deixe de acessar o nosso site e se manter sempre bem informado.

Fernando Azevedo22356 Posts

    Sou formando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Votuporanga, SP, (UNIFEV), e um aspirante a jornalista que escreve sobre TV desde meados de 2009 quando iniciei o Portal S4, além disso, ainda sou autor nas horas vagas tendo dois livros publicados e diversos e-books à venda na Amazon.

    0 Comentários

      Deixe uma resposta

      Login

      Bem vindo! Faça login na sua conta

      Lembre de mim Perdeu sua senha?

      Lost Password

      %d blogueiros gostam disto: