Como pesar os alimentos? Cru ou cozido?
Saiba qual a melhor forma de pesar os alimentos. Cru ou Cozido?
Hoje irei falar sobre um assunto que é uma dúvida frequente da galera que está começando agora a seguir a Dieta Flexível. Eu mesmo fui uma dessas pessoas e levei um tempo para me adaptar ao hábito de pesar os alimentos que consumo.
Quem é adepto da Dieta Flexível já deve estar por dentro do fato de que precisamos ter um “controle” dos nutrientes que ingerimos ao longo do dia. Esses nutrientes, conhecidos como “macros”, são os responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo. Ao ter controle sobre eles, conseguimos traçar metas, seja para perder gordura ou ganhar massa magra.
É neste ponto que o uso de uma balança é essencial para termos um controle adequado desses macros. Precisamos usar uma balança para descobrir o peso dos alimentos e saber quantos macros eles fornecem ao nosso organismo ao serem ingeridos.
E é aqui que surge a grande dúvida: como devo pesar os alimentos? Cru ou cozido? Muita gente fica com essa dúvida martelando na cabeça, e ela aparece porque a maioria dos alimentos consumidos de maneira rotineira em nossas vidas têm os valores nutricionais em suas embalagens fornecidos de acordo com o alimento em seu estado original, ou seja, cru!
No entanto, isso não significa que você precisa pesar exatamente tudo cru. A maioria dos alimentos consumidos, principalmente pelos brasileiros, ao serem cozidos, tem seu peso alterado, mas a quantidade de macros presentes não se altera.
Isso ocorre porque os alimentos apenas perdem ou ganham água durante o processo de cozimento. Por exemplo, um clássico exemplo disso é o arroz. Podemos pesar 80 gramas de arroz cru e, ao cozinhar, acrescentando apenas água e sal, depois que o arroz estiver pronto, as mesmas 80 gramas se transformam em cerca de 250 gramas de arroz. É neste momento que surge a confusão.
Muitas pessoas pensam que o peso se alterou e, consequentemente, os macros também foram alterados. No entanto, a única coisa que mudou foi o volume. As 80 gramas de arroz ganharam volume de água, mas a água não tem calorias, portanto, não houve alteração nos macros presentes no alimento.
O mesmo acontece com o peito de frango. Ao cozinhar 100 gramas de peito de frango, seja grelhado, por exemplo, você pode observar que as 100 gramas cruas se alteram para cerca de 70 gramas de frango depois de pronto. Nesse caso, houve uma perda de volume de água, mas os macros presentes nas 100 gramas do peito de frango permanecem intocados.
Com isso, finalizo este artigo, dizendo que você pode pesar os alimentos da forma que for mais conveniente para a sua rotina, tanto crus como cozidos. Você conseguirá ter o controle dos macros presentes neles. O que precisa ser observado é o ganho ou perda de água, conforme expliquei acima. Espero ter ajudado novamente e aguardo vocês no próximo artigo. Até lá!
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.