Saúde

Como funciona a cirurgia com células tronco? Especialista pioneiro no procedimento explica

A evolução tecnológica permitiu o uso de procedimentos muito mais avançados para o tratamento de doenças já conhecidas, trazendo melhores resultados e até mesmo, em alguns casos, revertendo lesões.

Uma das maiores inovações, quando se fala em procedimentos voltados a lesões osteomusculares, são, sem dúvidas, as células tronco. Elas permitem estimular a regeneração celular de lesões e proporcionar uma melhor recuperação ao paciente.

O que são células tronco?

As células-tronco são células especiais do corpo humano capazes de se transformar em diversos tipos de outras células. Elas têm a capacidade única de se autorrenovar e diferenciar em vários tecidos e órgãos. 

As células-tronco têm um grande potencial terapêutico, sendo estudadas para o tratamento de diversas doenças e lesões, além de desempenhar um papel fundamental na pesquisa médica e regeneração de tecidos danificados.

Como são realizadas cirurgias com células tronco?

De acordo com o ortopedista e especialista em dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho, pioneiro em procedimentos com células tronco no Brasil, o tratamento com células tronco foca na regeneração do tecido lesionado.

A terapia celular utiliza a capacidade das células tronco de substituir as células danificadas afetadas por patologias para estimular a regeneração de tecidos lesados, como cartilagem e músculos, ou reduzir a inflamação em tecidos doentes, como tendinites e bursites, evitando procedimentos cirúrgicos invasivos, que podem causar uma recuperação prolongada e afetar a qualidade de vida de pacientes”.

Existem diversos tipos de abordagens cirúrgicas com células tronco, mas em geral, elas envolvem a captação de células tronco do próprio paciente, que pode ser retirada da medula óssea ou microfragmentação da gordura, depois de isoladas elas são aplicadas na região da lesão para estimular a regeneração”, explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!