Como criar uma campanha de publicidade online
Se você deseja criar uma campanha de publicidade online, saiba que serão necessários alguns passos essenciais para o bom desempenho dessa campanha. Cada um dos passos irá garantir que ela tenha sucesso e consiga alcançar as metas pré-definidas pelo marketing.
A seguir, vamos conferir quais são esses passos para que você entenda como funciona o processo.
Defina seu público-alvo
Para começar, você precisará ter o seu público-alvo muito bem definido para obter sucesso, afinal, é a partir dessas informações sobre este público (como seus interesses, necessidades, localização, dentre outros) que conseguirá criar campanhas que geram resultados.
Quanto mais informações você tiver sobre o seu público, maiores as chances de conseguir segmentar corretamente a sua campanha e fornecer informações que sejam relevantes para ele.
Isso fará com que seus esforços na criação da campanha compense.
Escolha a plataforma de anúncios
Você também precisará escolher uma plataforma de anúncios, afinal, a partir dela você irá montar os seus anúncios e começar a divulgar sua campanha. Para isso, já existe uma diversidade de opções disponíveis online, como é o caso do Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, dentre outros.
Analise as suas opções para escolher a que melhor atenda às necessidades e interesses de seu público-alvo e possa obter os melhores resultados.
Defina seus objetivos de campanha
Não comece a criar anúncios sem antes definir muito bem os seus objetivos para a campanha! Tenha esses objetivos muito bem estabelecidos antes de tudo, pois isso irá permitir que você aumente o reconhecimento de sua marca, poderá gerar mais leads através da campanha, aumentará o número de conversões, etc.
Além disso, tendo os objetivos estabelecidos você conseguirá acompanhar se a campanha está seguindo a linha que foi planejada, se precisará de alterações, dentre outros detalhes discutidos ao analisar as métricas.
Crie um orçamento para sua campanha
Definir o orçamento para a sua campanha irá permitir que você realize uma campanha online com mais segurança e dentro da realidade da empresa. Analise muito bem para ter o valor exato que poderá ser investido na campanha de acordo com o tempo que deseja deixá-la no ar.
É muito importante que este orçamento esteja alinhado com os objetivos que foram definidos, afinal, ele irá influenciar no que poderá ser feito na campanha.
Escolha o tipo de anúncio e o formato adequado
É importante saber que as plataformas são diferentes e cada uma delas possui suas próprias especificações. Cada uma delas possui seus próprios modelos de anúncios, formatos, etc, oferecendo opções em texto, em vídeo, de pesquisa e muito mais.
Com o estudo feito sobre o seu público-alvo, ficará mais fácil entender os modelos de anúncios que são mais atraentes para ele e, consequentemente, atrair mais leads e vendas.
Escreva um título e uma descrição atrativos
O título é uma das primeiras partes que o usuário irá conferir ao ver o seu anúncio, por isso, ele deve ser chamativo e atraente, gerando interesse em conferir o restante do texto, vídeo, etc. A descrição também tem grande importância, por isso deve seguir a mesma linha do título e ser muito bem planejada.
Busque destacar as principais informações do seu anúncio, os benefícios que possui no produto e/ou serviço, busque gerar interesse na ação, etc.
Lembre-se de investir em uma linguagem que tenha haver com o seu público, para gerar identificação e despertar interesse em conferir o que está sendo abordado. Por exemplo, temos visto muitos anúncios diversificados atualmente, principalmente por meio de influenciadores digitais. Isso é para gerar interesse e, muitas vezes, engajam muito bem.
Utilize imagens ou vídeos relevantes
Utilizar imagens ou vídeos ajuda a gerar interesse e atrair o público, afinal, são pontos que costumam prender a atenção de quem está conferindo algo nas redes sociais, em um site, etc.
Mas, é importante que sejam imagens e vídeos relevantes, ou seja, que atuam bem com o conteúdo do anúncio.
Acompanhe e analise os resultados da campanha
Por fim, você irá acompanhar e analisar os resultados de sua campanha para garantir que esteja alinhado com os objetivos que foram traçados no início. Recomendamos também consultoria de performance e uma consultoria de SEO.Se houver algo que precisa ser alterado, este é o momento de realizar as mudanças.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.