Aprenda a fazer chips sequinhos, crocantes e, acredite, nutricionalmente balanceados
Às vezes bate vontade de comprar aquelas batatas de saquinho? Mas que tal se aventurar na cozinha e fazer seu próprio chips, muito mais equilibrado do ponto de vista nutricional?
A primeira dica é trocar a batata-inglesa doce, que tem o dobro de fibras e, por isso, menor índice glicêmico. Isso significa que o açúcar não sobe rápido demais no sangue. Aí, não há liberação desenfreada de insulina (hormônio responsável por colocar todo esse açúcar para dentro das células). Em excesso, essa substância destrambelha o organismo, inclusive incentivando a deposição de gordura na região abdominal.
Fora isso, o conteúdo de fibras resulta em saciedade por mais tempo. Para ter esse mesmo efeito e variar no sabor, também dá para usar cenoura, beterraba e batata-baroa. Ah, um detalhe: quanto mais finas as fatias, mais sequinhas e crocantes elas ficam depois de assadas, tá?
Vamos à receita?! Ela é de autoria de Liliane Rocha, nutrichef do Rio de Janeiro.
Ingredientes
100 g de batata-doce
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de sal
Modo de preparo
Lave bem as batatas, mas sem descascar. Corte-as em fatias finas. Misture-as com azeite e sal e disponha-as em uma assadeira coberta com papel-manteiga. Cozinhe a 180° C por cerca de 40 minutos – ou até que estejam crocantes e douradas.