Chia: conheça 7 benefícios mágicos desse alimento
A chia é considerada hoje como um dos alimentos mais saudáveis do mundo e é utilizado para as mais diversas finalidades.
Afinal, essa semente é rica nas gorduras insaturadas, em proteínas, em vitaminas e minerais e, claro, nas fibras.
Tudo isso traz resultados muito positivos para a saúde intestinal, mas também permite uma maior perda de peso e também fortalece o sistema imune.
Mas você conhece todos os benefícios mágicos desse alimento?
A partir de agora, vamos mostrar quais são os principais neste conteúdo completo sobre a chia. Acompanhe!
A chia ajuda no controle da glicose sanguínea
A chia é fundamental para o controle da glicose sanguínea, por isso mesmo o seu consumo é indicado para pessoas diabéticas.
Essa função da semente no controle da glicemia acontece por conta da quantidade elevada de fibras que ela possui.
Com isso, a absorção de carboidratos acontece de forma mais lenta, o que permite então esse controle dos níveis glicêmicos e impede picos, que podem gerar ainda risco de desenvolver a resistência à insulina e a diabetes.
Portanto, o alimento pode ser utilizado tanto para quem quer evitar a diabetes, quanto para diabéticos que desejam controlar a doença.
A chia emagrece: Você sabia?
A chia é muito eficiente para as pessoas que buscam a perda de peso, por isso mesmo, ela é famosa no mundo fitness.
E a história de que a semente emagrece é real, pois como ela tem uma grande quantidade de fibras e absorve bastante água no estômago, ela forma uma espécie de gel.
Isso leva a um aumento no tempo da digestão de qualquer alimento, reduzindo assim a fome durante o dia.
Uma maneira de conseguir fazer com que a chia auxilie mais no emagrecimento é o consumo dela em um overnight com aveia, no período do café da manhã ou do lanche, reduzindo assim a fome.
Fortalecimento do sistema imune
Mais um ponto positivo da chia é que ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, tornando assim as defesas corporais melhores para combater qualquer doença.
Esse fortalecimento ocorre devido ao zinco, que é um mineral que tem uma importante ação antioxidante e que é anti-inflamatório.
Ele tem um papel importante em formar e tornar mais funcional todas as células do sistema imune, reduzindo assim o tempo de doenças como a gripe e os resfriados, além de acelerar a cicatrização.
Retarda o envelhecimento precoce
O consumo dessa semente é fundamental para toda pessoa que quer retardar o processo do envelhecimento precoce.
Ela conta, em sua composição, com ácido cafeico e com ácido clorogênico, que são compostos que têm uma importante ação antioxidante, combatendo de maneira mais eficiente os radicais livres que estão em excesso.
Deste modo, com esses antioxidantes e com ômega 3, é possível evitar a ação prejudicial dos radicais livres, como as rugas e a flacidez, além das manchas que surgem com o tempo.
Ela previne as doenças cardiovasculares
A chia é rica em gorduras insaturadas, mais especificamente no ômega 3 e 6, que são extremamente saudáveis e tem ação anti-inflamatória e antioxidante.
Essas ações impedem então que ocorra a oxidação das células, ajudam no controle dos níveis de triglicerídeos e de colesterol, e assim conseguem prevenir as doenças cardiovasculares.
É o caso do infarto, da aterosclerose e da insuficiência cardíaca, entre outras mais.
Combate a prisão de ventre
Mais um benefício da chia em ter muitas fibras é que ela é muito eficiente para combater a prisão de ventre.
Essas fibras solúveis, que absorvem muita água para que seja possível tornar as fezes mais úmidas, permite que elas fiquem hidratadas e mais macias, e é isso que vai fazer a evacuação ser mais fácil.
Entretanto, é fundamental deixar claro como é importante o consumo de muita água durante todo o dia para que as sementes possam fazer a função que se espera delas que é permitir um melhor funcionamento intestinal.
Mantém a boa saúde dos olhos
Para finalizar, as sementes de chia são ricas em vitamina A, logo, elas têm um importante papel na manutenção da saúde ocular.
Afinal, a presença da vitamina A evita que haja a deficiência desse nutriente, o que impede o desenvolvimento da xeroftalmia, que provoca secura ocular, manchas brancas presentes nos olhos e a dificuldade para enxergar.
Conclusão
Como foi visto aqui, a chia é uma semente que também pode ser considerada um superalimento, visto que é rica em muitos nutrientes, como gorduras insaturadas, fibras, minerais e vitaminas.
Neste texto, falamos sobre quais os principais benefícios dessa semente e trouxemos sete delas aqui para que fique bem claro como consumi-la é vantajoso para a nossa saúde, de diferentes formas.
O que achou do nosso conteúdo de hoje falando sobre os 7 benefícios mágicos da chia?
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.