Celebridades brasileiras e internacionais pedem ao Príncipe William para ajudar a promover uma alimentação à base de plantas em premiação
Olivia Colman, Emma Thompson, Alicia Silverstone, Luisa Mell, Emiliano d’Avila e Dani Moreno estão apoiando campanha para oferecer prêmio de £ 1 milhão a iniciativas alimentares à base de plantas
Vencedores do Oscar e outras celebridades estão liderando uma campanha para pedir que o conselho do Prêmio Earthshot, criado pelo Príncipe William, incorpore uma nova categoria dedicada a reconhecer iniciativas alimentares à base de plantas por seu notável papel na proteção do planeta. Emma Thompson, Olivia Colman, Alicia Silverstone além de artistas e ativistas brasileiros como Luisa Mell, Rodrigo Dorado, Emiliano d’Avila, Natália Rosa, Dani Moreno e Leyllah Diva Black estão entre o grupo que se uniu para fazer um apelo contundente ao conselho do Earthshot, solicitando a criação da categoria “Promover um Sistema Alimentar à Base de Plantas” para a edição de 2024 da premiação. Além disso, a campanha oferece o valor do prêmio de £ 1 milhão para a primeira iniciativa premiada na categoria, montante doado pela ONG internacional Generation Vegan, também conhecida como Geração V no Brasil (GeracaoV.org).
Atualmente, o Prêmio Earthshot é composto por cinco categorias: “Proteger e Restaurar a Natureza”, “Limpar Nosso Ar”, “Recuperar Nossos Oceanos”, “Construir um Mundo Sem Resíduos” e “Reparar Nosso Clima”. No entanto, de acordo com a carta aberta assinada pelos artistas, essas cinco categorias não englobam ações essenciais para a preservação do nosso planeta. Um desafio crucial permanece negligenciado e enfrentá-lo torna-se imperativo para efetivamente combater as mudanças climáticas, restaurar a natureza, purificar o ar, recuperar os oceanos, eliminar o desperdício e alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”. O desafio em questão é a necessidade urgente de avançar em direção a um sistema alimentar baseado em plantas.
A pecuária é uma das principais causas de problemas ambientais, como desmatamento, destruição de habitat, perda de biodiversidade, uso excessivo de água doce, degradação da terra, mudanças climáticas, poluição da água e do ar. O membro proeminente do conselho do Prêmio Earthshot, Sir David Attenborough, destacou a gravidade do impacto dessa indústria ao aconselhar o público a considerar mudanças em sua alimentação, enfatizando que nosso planeta não pode suportar a pressão de bilhões de pessoas comendo carne.
Naomi Hallum, CEO da GenV, compartilhou suas perspectivas sobre o assunto, revelando o forte apoio de sua organização aos objetivos do Prêmio Earthshot. Ela ressaltou, entretanto, um ponto cego crítico quando se trata da pecuária e seu impacto devastador no solo, no ar, na água e no clima. Em apoio aos objetivos da premiação, a GenV incentiva o conselho do Prêmio Earthshot a criar uma sexta categoria vital, dedicada às iniciativas inovadoras que contribuem para a evolução de um sistema alimentar baseado em plantas. Além disso, a GenV oferece o prêmio de £ 1 milhão para o primeiro vencedor desta nova categoria.
Essa iniciativa reforça a crescente conscientização sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e responsáveis para proteger o planeta e as gerações futuras. Com o apoio de figuras proeminentes da indústria do entretenimento, lideranças empresariais e ativistas, a esperança é de que o conselho do Prêmio Earthshot dê a devida atenção a esse apelo e reconheça os esforços significativos das iniciativas inovadoras do sistema alimentar baseado em plantas na luta pela preservação do planeta.
Com informações Valle da Mídia Assessoria de Imprensa.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.