Veículos

Carros chineses: será que eles valem a pena mesmo?

Entenda se investir em carros chineses pode ser um bom negócio  

Não é mais novidade que os carros chineses estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Conhecidos por oferecer tecnologias inovadoras, eles vêm agradando um público cada vez maior.

Um dos principais motivos para isso, é que o preconceito contra as marcas da China vêm diminuindo com o passar dos anos. Essa mudança de pensamento pode ser explicada pelo fato de que muitas peças e componentes eletrônicos de carros populares no Brasil são fabricados por lá.

Soma-se a isso outros fatores que hoje em dia são levados em consideração por quem está buscando um carro para comprar: preços relativamente acessíveis e modelos com recursos modernos, design sofisticado e motor menos poluente.

Com tantos recursos e modelos disponíveis, muitas pessoas estão se perguntando se os carros chineses valem mesmo a pena. Para saber a resposta é só continuar lendo esse texto.

Principais diferenças dos carros chineses para os demais

Talvez você esteja se perguntando o que torna um carro chinês diferente dos demais. Bom, para começar a gente sabe que nem todo carro é igual, e muitas vezes as características individuais podem mudar conforme o país de fabricação. 

O Fusca, da alemã Volkswagen, por exemplo, sempre foi conhecido por ser um carro resistente, que pode durar décadas. Já o famoso Fiat Uno, ficou famoso no Brasil por ser um veículo econômico, ideal para empresas ou para o dia a dia. 

No caso dos carros de marcas chinesas não é diferente. Eles também possuem suas particularidades que podem ser positivas ou negativas. 

Tecnologia

Quando se fala em China, logo vem à mente tecnologia de ponta. E com os carros não poderia ser diferente. Não à toa, os principais semicondutores e peças eletrônicas dos carros europeus e dos EUA também são feitos no país asiático. 

No caso dos carros chineses, as inovações se sobressaem e se tornam um atrativo indispensável para quem gosta de usar e abusar dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade. Para muitos especialistas, eles estão em outro patamar quando o assunto é tecnologia.

E não estamos falando apenas de recursos de comando de voz ou painéis modernos. Mas sim uma tecnologia que chega até a parte mecânica. Os motores são feitos sob o conceito conhecido como downsizing.

Esses motores são mais modernos, e embora tenham menor cilindrada podem ter um desempenho igual aos automóveis com cilindradas maiores. E o melhor de tudo: com menos consumo de combustível e menos emissão de poluentes, que é algo cada vez mais requisitado pelos consumidores.

Segurança

Outro fator de destaque dos carros fabricados na China é a segurança. Eles receberam nota máxima no teste de acidentes da EURO NCAP, que é um dos mais rigorosos e importantes do setor. Por isso os carros chineses valem tanto a pena!

E, segundo especialistas, os automóveis chineses devem assumir a liderança em segurança até 2026. Isso acontece justamente pelo investimento em tecnologias de assistência de direção e condução autônoma, que podem prevenir acidentes. 

Flex e Elétricos

Para confirmar que estão antenados às novas tendências, os carros chineses costumam contar com a opção de motor Flex. É o caso dos modelos JAC T60 e T40, e também do Caoa Chery Arrizo 5. 

E embora ainda não estejam rodando pelo Brasil, os carros elétricos chineses também já são uma realidade por lá e em outros lugares. Com a adesão cada vez maior aos veículos movidos à bateria, é bem provável que em breve esses modelos estejam sendo comercializados por aqui também.

Câmbio

Apesar de ter muitas características elogiadas, os carros chineses também apresentam pontos negativos. Um muito citado pelos motoristas que já dirigiram alguns modelos conhecidos fabricados no país é o câmbio automático CVT. 

Esse tipo de câmbio, que está presente também em veículos de outras marcas, tem um funcionamento diferente, embora a operação seja igual a de qualquer outro automático. A principal diferença está na forma que as marchas se alteram.

No caso dos automóveis com câmbio CVT, a principal reclamação é que muitas vezes não é possível perceber a troca de marchas através do ruído do motor, o que acaba sendo uma dificuldade nas rodovias. Além disso, alguns motoristas relatam alguns “trancos” quando acontece essa mudança nas marchas. 

Quais são as marcas de automóveis da China? Conheça os principais modelos

Você provavelmente conhece marcas como Chevrolet, Ford e Renault. Mas sabe dizer quais as principais marcas chinesas de automóveis? É fundamental saber isso antes de decidir se vai ou não investir em um carro de lá. 

Neste texto, que mostra quais os carros chineses mais vendidos no Brasil, é possível encontrar detalhes sobre os 10 modelos que foram mais comercializados e que já podem ser encontrados aqui no país. 

As marcas que já estão presentes com toda a mecânica e assistência por aqui são a JAC e a Caoa, responsáveis por excelentes veículos para diferentes gostos, conforme você verá no link acima. Porém, outras montadoras já estão se preparando para chegar com força. 

Entenda os prós e contras dos carros chineses

De forma bem resumida, colocamos no papel as vantagens e desvantagens de comprar um carro chinês. Confira:

Prós

  • São carros tecnológicos e modernos, que vão estar sempre à frente dos demais nesse quesito nos próximos anos;
  • Os carros chineses contam com motores de última geração já pensando na redução da poluição;
  • Eles levam peças cada vez mais fáceis de achar, já que a China é referência até mesmo para veículos de outros países;
  • Carros considerados altamente seguros, apostando na prevenção de acidentes.

Contras

  • Poucas marcas disponíveis no Brasil;
  • Alguns modelos não são Flex ainda;
  • Ainda é mais difícil encontrar mecânicos que entendam de carros chineses do que de outras marcas;
  • O câmbio modelo CVT gera reclamações, mas também está presente em modelos de outros países;
  • Ainda não estão consolidados no mercado nacional, o que pode se tornar um empecilho para uma venda futura.

Carro chinês: vale a pena comprar um?

Então, agora que você já sabe de tudo isso, chegou a hora da resposta definitiva: vale ou não vale a pena comprar um carro de uma marca chinesa? Isso vai depender do que você está procurando em um carro e do quão apegado com as tradições.

Se você é uma pessoa que procura um carro que tenha consegue unir design moderno da parte externa à interna, passando pela parte mecânica, os carros chineses vão sim lhe agradar. 

Entretanto, se você não gosta muito de se aventurar com novidades e não quer ficar rodando de mecânico em mecânico na hora de resolver um problema, talvez seja melhor investir em algo mais tradicional antes de ouvir novas opiniões sobre esses novos carros que estão chegando no mercado. 

Mas uma coisa é certa: os automóveis e marcas chinesas vieram para ficar e vão estar cada vez mais presentes não só aqui no Brasil, mas em países do mundo todo nos próximos anos. E, possivelmente, trazendo inovações que vão ser copiadas por outras montadoras que já fazem parte da história. 

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo