Música

Banda Yu anuncia o lançamento de seu álbum de estreia, “HYENA”

Com 16 faixas, o disco conta uma jornada que inicia com o caos do mundo atual e navega por relações líquidas, traumas e inseguranças, que podem se transformar em clareza, inspiração e recriação de identidade

No próximo dia 23 de março, a banda Yu apresenta seu álbum de estreia pelas principais plataformas de áudio – pré-save aqui. “HYENA” traz um conceito experimental e autêntico que, antes mesmo do lançamento na íntegra, chama atenção por meio das faixas, clipes e visualizers já divulgados – confira agora.

“HYENA” mistura gêneros e referências em um pop experimental que marca a identidade da Yu. Com 16 faixas, sendo oito já lançadas, a banda surge em 2021, formada por YU (Yuri Moraes), DAN (Daniel Batista) e MA (Marco Antônio Machado).  

“O álbum conta uma jornada introspectiva que inicia com o caos do mundo atual e navega nas relações líquidas, traumas, raiva e inseguranças. É o motor para falar sobre paixão, propósitos de vida, auto afirmação e recriação de identidade”, explica YU.

As letras de “HYENA” são costuradas como um único  texto, como capítulos dessa vivência artística. Um dos pontos fortes dessa história está entre “Pretty Bad Things” e “Very Best Friend”, que exploram temas acerca do suícidio do pai de YU, quando ele tinha 12 anos.  

“É a primeira vez na vida que falo dessa questão publicamente e acho que pode, eventualmente, ajudar muita gente, além do processo também ter me ajudado bastante. Eu sinto que tem um pouco disso no disco, de transformar essas raivas e frustrações naturais da vida em coisas bonitas, que conseguem conectar as pessoas e deixar a vida um pouco mais fácil por meio da arte”, reflete YU.

A sonoridade de “HYENA”

Com o conceito lírico de emergir do caos do mundo, “HYENA” propõe uma sonoridade moderna e inesperada. Inspirados por nomes como Daft Punk,  Kanye West, Lounge Lizards e Stravinsky, a banda procura surpreender a cada faixa.

“A ideia é nunca saber para onde ou como as músicas vão acontecer. Ao mesmo tempo, tentamos deixar essa complexidade acessível e interessante. Esperamos que todos possam sentir seu chamado do universo e passar por sentimentos e experiências que fazem essa jornada ser individual e, quem sabe, inspiradora”, explica Yu.

Ainda falando sobre o conceito sonoro, em “HYENA” as faixas podem soar diferentes da proposta do disco quando experimentadas separadamente. “Quando você escuta o disco todo na ordem, é perceptível que vários elementos vão e voltam, e se tem uma coesão pra cada música dentro do projeto, por mais maluca que as estruturas ou misturas sejam”, afirma YU

Clipes, visualizers e até uma versão deluxe com livro e fita cassete fazem parte do projeto

Dois clipes e oito visualizers já mostram que a identidade – tanto da banda Yu, como do álbum “HYENA” – imprime uma experiência que vai além da música. Dos takes do audiovisual ao figurino, tudo converge para criar um diálogo com o conceito artístico de forma única e imersiva.

O lançamento de “HYENA” acontece em 22 de março no Rockambole (R. Belmiro Braga, 119 – Pinheiros, São Paulo). Durante o evento, os convidados irão receber um program zine bem especial de presente. Além disso, um visualizer de 47 minutos, chamado “PROTELES CRISTATA”, irá apresentar o disco completo.

Já no dia 23, em que o álbum chega às principais plataformas de áudio, também será lançado um vídeo de listening party, inspirado por Beavis & Butt-Head. Ainda estão por vir mais dois clipes e visualizers de “HYENA” por meio do YouTube da banda.

Para completar, “HYENA” ganhará uma versão deluxe. Já em andamento, a edição “HYENAS” contempla um livro e uma fita cassete. “Futuramente, queremos também lançar em vinil”, finaliza YU. “Outros planos envolvem um documentário e uma experiência de videogame em nosso site.”

Participações especiais

“HYENA” também traz participações de artistas convidados. A faixa “BUNNY LOVE” conta com vocais das irmãs Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre (Duda Beat).  Já “PLEASE TURN OFF” traz samples produzidos em parceria com Mateamargo.

Outra convidada é 1LUM3, que está em “I WANNA BE A DOOR”. Dona de uma voz marcante, ela ficou conhecida pelos sucessos ao lado de Baco Exu Blues: “Me desculpa Jay-Z” e “Girassóis de Van Gogh”.

Yu in a nutshell

Em 2021, a Yu surge da união dos backgrounds artísticos bem diferentes e complementares de seus integrantes. A banda é formada por  YU (Yuri Moraes), na composição, voz e produção; DAN (Daniel Batista), na produção, mixagem, master e guitarras; e MA (Marco Antônio Machado), na composição, voz, orquestração e guitarras. 

Com uma linha de som pop experimental, Yu procura costurar suas referências em uma tapeçaria única, navegando entre o mainstream e o underground de maneira sincera. O trio transita da música eletrônica ao rap, do jazz à música clássica, inspirados por nomes como Daft Punk,  Kanye West, Lounge Lizards e Stravinsky.

A identidade da Yu está presente em todo projeto. Os figurinos de shows e clipes reforçam a ideia de um visual forte e enigmático, tendo como referência a estética de Gorillaz e Daft Punk.

Tracklist de “HYENA”

  1. CHICAGO BOYS (3:09) 
  2. ALL MY LOVING  (2:32)
  3. OH MY LOVING  (2:11)
  4. PLEASE TURN OFF (feat. mateamargo)  (3:13)
  5. TRASH BOY  (3:05)
  6. PRETTY BAD THINGS (4:03) 
  7.  POINTLESS BULLSHIT FOREVER  (3:21) 
  1. TROUBLE EVERY DAY  (3:45)
  2. BEEF BEEF  (2:12)
  3. I WANNA BE A DOOR (feat. 1LUM3)  (5:10) 
  4. MY  (2:00)
  5. VERY BEST FRIEND  (3:28)
  6. BUNNY LOVE  (2:56) 
  7. BUNNY LAW (2:15)
  8. A LITTLE END  (1:11)
  9. 2323   (2:38)

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo