Notícias da TV

Balanço Geral na Comunidade dá voz aos moradores dos bairros e coleciona soluções de problemas urbanos

RICtv Record TV investe no jornalismo de resultados e registra audiência crescente, garantindo a vice-liderança absoluta nas 24 horas

Apenas dois meses depois da estreia, o quadro BG na Comunidade, que vai ao ar diariamente no programa Balanço Geral da RICtv Record TV  Curitiba, coleciona picos de audiência e engajamento do público. No mês de julho, o programa registrou crescimento de 10% na audiência, em relação a junho, segundo dados do Kantar Ibope.

No dia 24 de julho, quando o repórter Rudinei Vieira bateu à porta da Sanepar, companhia de água e saneamento do Paraná, o BG na Comunidade registrou audiência 51% maior que a da terceira emissora colocada, com 5 minutos de permanência do telespectador ligado na RICtv Curitiba. A empresa respondeu prontamente a um pedido dos moradores para eliminar um vazamento de esgoto no bairro Cachoeira, e ainda deu orientações sobre como a comunidade pode ajudar a prevenir esse tipo de problema. 

A estratégia de mostrar problemas urbanos da Grande Curitiba e buscar resposta dos responsáveis até que sejam solucionados vem fazendo diferença nos números do BG, que já era vice-líder absoluto no horário do almoço. 

“Nosso jornalismo está sempre alinhado às necessidades do público. Por isso, chamamos de jornalismo de resultados. Ao dar voz à população, prestamos um serviço que só a imprensa conectada é capaz de prestar. Estamos construindo indicadores sobre esses resultados para que essa cobertura seja cada vez mais competente e transparente”, diz Marcus Yabe, diretor corporativo de Produto e Conteúdo do Grupo Ric, um entusiasta da linha de trabalho que orienta todas as plataformas de notícias do grupo e agora ganha destaque especial com o BG na Comunidade.

Segundo o jornalista Dirk Lopes, produtor do BG na Comunidade, dezenas de sugestões de pauta chegam à redação da RICtv, solicitando a intervenção da equipe de reportagem. Os casos mais frequentes se referem a problemas de infra-estrutura que atrapalham a rotina dos moradores dos bairros, como ruas esburacadas, praças abandonadas, pontes por concluir, falta de coleta de lixo, tráfego intenso, luminárias  queimadas e poluição. 

A produção solicita que os reclamantes apresentem os protocolos registrados nos órgãos públicos, mostrando que não receberam a atenção esperada. “Temos casos de moradores que protocolaram dezenas de reclamações, principalmente nas prefeituras da região metropolitana, e nunca foram atendidos. Mostramos  o histórico da espera pelas obras e cobramos que o responsável nos dê entrevista ao vivo, no local, para que a população possa ver  o resultado desse trabalho conjunto que fazemos”, explica Dirk.

O repórter Rudinei Vieira, com a experiência de vários  anos de reportagem, empunha um megafone quando sai para uma pauta. Mas a pitada de humor é moderada. “Não fazemos sensacionalismo. O megafone dá foco, dá visibilidade para o esforço da população, que se ajuda nos problemas comuns, com a parceria  importante de ongs, associações de moradores e muitos voluntários, todos em busca de um ambiente melhor para viver”, explica.

O jornalismo de resultados também tem um efeito multiplicador, acrescenta o repórter. “Nossas matérias mostram a outras comunidades que é possível replicar boas experiências. As necessidades são semelhantes nas vilas e nos  bairros.”

A head de jornalismo da RICtv, Ivete Azzolini, observa que todas as equipes de reportagem saem às ruas diariamente atentas a oportunidades de amplificar a voz dos moradores. Apenas neste ano, cerca de 120 reportagens entraram para a planilha de problemas resolvidos, que a redação alimenta diariamente. Todos os dias, as quatro emissoras da RICtv pautam 30 equipes nas regiões de Curitiba e Campos Gerais, Londrina, Maringá e Oeste do Paraná.

Sobre o Grupo Ric 

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RICtv TV Curitiba, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina e Jovem Pan News Maringá; o portal RIC Mais; as plataformas TOPVIEW, de estilo de vida, e Grands por Reinaldo Bessa, sobre sociedade e negócios. Além disso, o Grupo Ric presta serviços de produção audiovisual e marketing de relacionamento para o mercado por meio de suas unidades de negócios: RIC Podcast, RIC Lab, RIC Rural Hub e RIC Play. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras e o braço social é atendido pelo Instituto RIC.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo