“Atividade física te tira do sedentarismo, mas não te faz emagrecer”. Diz especialista
O sedentarismo é um dos principais problemas do mundo moderno, estar sentado por horas e evitar qualquer tipo de esforço físico tem se tornado comum no nosso dia a dia, no entanto, esse mal hábito pode desencadear uma série de problemas físicos, como doenças cardiovasculares, diabetes e, mais fortemente, a obesidade.
Para combater o sedentarismo, o ideal é a realização de atividades físicas regulares, no entanto, apesar de retirar essa classificação, apenas praticar exercícios não é suficiente para combater todos os malefícios gerados pelo sedentarismo, como a obesidade.
Segundo o cirurgião especializado em cirurgia bariátrica e autor do estudo, Dr. Fabio Rodrigues, apesar de importante, o exercício físico não é o único fator para o emagrecimento.
“O sedentarismo, e em especial a obesidade, são problemas bastante complexos que não podem ser relacionados a apenas um ‘antídoto’, não é apenas a falta de atividade física que deixa uma pessoa obesa, mas também uma má alimentação, poucas horas de sono e diversos outros fatores”.
“É claro que uma pessoa que pratica exercícios físicos regularmente já está bem mais a frente de uma que não pratica, mas mesmo assim, caso ela não se atente também aos cuidados com a sua saúde em geral, os resultados não serão tão fortes quanto poderiam ser, por exemplo, após a realização de uma cirurgia bariátrica, o paciente não recebe apenas recomendação de exercícios para manter o peso, mas sim uma abordagem multifatorial para tratar todos os fatores envolvidos”. Explica Dr. Fabio Rodrigues.
Isso se deve ao fato de que o sedentarismo está geralmente associado a maus hábitos alimentares, como consumo de comidas hiperprocessadas e congeladas, frituras e ausência de verduras e frutas, estresse, falta de um sono adequado, entre outros.
“Por isso, apenas praticar atividades físicas te tira do sedentarismo, mas não te faz emagrecer, é importante cuidar da saúde como um todo, com o apoio de profissionais das mais diferentes áreas trabalhando em parceria para obter melhores resultados” Afirma.
Dr. Fabio Rodrigues também produziu o artigo científico “Depressão pós bariátrica e uso da alimentação adequada: Revisão bibliográfica”, presente na plataforma Sucupira, juntamente com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu e a Graduanda em Medicina, Patrícia Rosany de Sales.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.