As Mulheres em Flow e as Oportunidades de Crescimento

Psicóloga e apresentadora do programa Mulheres em Flow, Rosangela Sampaio explica sobre como esse estágio contribui para o desenvolvimento da mulher

Por Rosangela Sampaio

Pense em sua vida e nas suas atividades favoritas. Agora responda: você já sentiu um nível elevado de concentração e motivação a ponto de perder a noção do tempo e até mesmo ignorar sua fome, sede ou cansaço?

Ao atingir esse resultado de imersão e de desafio, você chegou a se sentir totalmente conectada ao propósito de suas atividades?

Se você respondeu positivamente a essas perguntas, isso significa que você já conhece na prática o flow, um estado otimizado de motivação intrínseca (isto é, interna), que contribui para o desenvolvimento de competências, a elevação da performance e o aumento dos níveis de prazer, felicidade e bem-estar.

A sensação de estar transportando para fora de si é resultado do foco energizado, do movimento total da fluidez no processo de realização, no qual as emoções alinham-se às habilidades pessoais e ao nível de desafio enfrentado.

No nível fisiológico, o flow se relaciona às mudanças ocorridas no cérebro ligadas ao aumento do foco em atividades específicas e as resultantes sensações de satisfação e euforia.

O oposto disso é a chamada entropia psíquica ou psicológica, uma desordem na consciência ou no estado mental do indivíduo que o leva a entrar em conflito com seus próprios objetivos, reduzindo sua capacidade de realizar ações produtivas e sustentáveis.

“A sensação de estar transportando para fora de si é resultado do foco energizado, do movimento total da fluidez no processo de realização”.

O Flow na vida de uma mulher

Quando o flow ocorre na vida de uma mulher, ela experimenta uma sensação de engajamento e sinergia capaz de transformar sua vida de maneira surpreendente.

Habilidades e ideias fluem de modo intuitivo, e essa reciprocidade propicia um salto evolutivo na medida em que experimenta altos níveis de desafio e competência, seja ela intelectual ou emocional.

O Flow promove intensamente o desenvolvimento de competências, os picos de performance e o aumento do bem-estar, da satisfação e do senso de realização.

É nele que um alto grau de habilidade encontra um grau equivalente de desafio, resultando em metas cada vez mais elevadas que exigem um aumento progressivo no nível de habilidades necessárias para atingi-las.

Técnicas para gerar o flow em nossas vidas tem conquistado cada vez mais destaque como fator de regulação emocional, elevando resultados e o nível de felicidade e conquistas por meio de uma atmosfera favorável ao flow e ao crescimento.

As demandas do dia-a-dia propiciam algumas condições-chave para que o flow aconteça.

“O Flow promove intensamente o desenvolvimento de competências, os picos de performance e o aumento do bem-estar”.

Confira 5 delas:

  • Conjunto de metas/ objetivos claros e definidos com valores estabelecidos;
  • Regras de performance bem-estabelecidas para propiciar resultados esperados;
  • Desafios à altura das nossas habilidades, ou seja, o autoconhecimento facilita o processo;
  • Ambiente que encoraja a concentração, mantendo foco nas tarefas mais interessantes;
  • Conheça suas forças pessoas e aplique-as estrategicamente.

Seja qual for o momento que você está na sua vida, o flow traz uma série de benefícios gerados a partir do momento em que você transforma seus problemas em desafios e oportunidades de crescimento, removendo as interferências da sua mente e colocando as emoções a serviço do seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

Mulheres em Flow: como manter a felicidade em  meio a tempos difíceis?

Quem é Rosangela Sampaio?

Rosangela Sampaio

Rosangela Sampaio é psicóloga, terapeuta holística, palestrante, escritora e apresentadora do programa Mulheres em Flow.

Dentre seus trabalhos literários estão o capítulo “O poder do autoamor”, da obra “Autoamor – Um caminho para regulação emocional e autoestima feminina”, além das coordenações editoriais e coautorias dos livros “Sem Medo do Batom Vermelho”, onde aborda um tema que é sempre polêmico, a rivalidade feminina, e “Mulheres Invisíveis”, sobre violência contra a mulher.

Também é colunista de portais expressivos e revistas nacionais, entre eles O Segredo, Revista Vivendo PlenaMente, Revista Cenário Minas, Revista Statto e Programa Em Destaque, onde leva informações sobre saúde mental para todos com uma linguagem leve, acessível e mostrando que disfunções emocionais fazem parte da vida de todos, não apenas “de gente fraca”.

Saiba mais sobre o seu trabalho em @rosangelasampaiooficial.

0 Comentários

    Deixe uma resposta

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password

    %d blogueiros gostam disto: