Aruanas 16/05/2023: Episódio de Hoje!
Confira o resumo do episódio da série Aruanas
Nesta terça-feira, 16 de maio, a TV Globo exibe o segundo episódio da série Aruanas.
A luta pelo direito fundamental de respirar um ar puro parece cotidiana e fruto de uma causa perdida, mas não para todos. Para as ativistas da fictícia ONG Aruana, essa é uma guerra que não chegou ao fim. Se na primeira temporada de ‘Aruanas’ Natalie (Débora Falabella), Luiza (Leandra Leal), Verônica (Taís Araujo) e Clara (Thainá Duarte) foram apresentadas ao público no combate contra crimes ambientais que aconteciam na Amazônia, nesta segunda leva de episódios, que estreia na próxima terça-feira (9), na TV Globo, depois de ‘Encantado’s’, o quarteto volta em uma nova configuração, enfrentando outros grandes e importantes obstáculos que impactam diretamente a vida de todo o planeta. O desafio agora é contra uma epidemia silenciosa, que faz milhares de vítimas precoces ao redor do mundo e custa bilhões a economias internacionais: a poluição urbana.
A nova temporada começa com a ONG enfrentando uma série de problemas, entre eles, uma grave crise financeira. Toda essa fragilidade teve origem em uma ruptura no grupo de amigas que encabeçam a entidade: Verônica (Taís Araújo) agora está afastada em função do envolvimento com Amir (Rômulo Braga), o ex-marido de Natalie (Débora Falabella). Sabendo que nada pode ser maior que a urgência em salvar o planeta, a dupla Natalie e Luiza (Leandra Leal) precisa se reinventar e criar estratégias para manter a entidade funcionando. Recebem, então, a ajuda financeira de Théo (Daniel de Oliveira). Filho de família rica e tradicional, dona de um frigorífico, Théo propõe inovações à organização, mas acaba instaurando um clima de desconfiança no grupo. E Théo é apenas uma das figuras que cruzarão o caminho das ativistas.
Mesmo fragilizadas, as Aruanas têm de ser ágeis diante da informação de que o governo está prestes a aprovar, em Brasília, uma Medida Provisória para isentar as empresas petroleiras em mais de R$ 1 trilhão em impostos. A ameaça desencadeia uma série de ações na Aruana, entre elas uma investigação na cidade fictícia de Arapós, um grande polo petroquímico que, após uma tragédia ambiental, foi transformada em símbolo de sustentabilidade urbana, sob a administração do prefeito Enzo (Lázaro Ramos). O que o grupo descobre, no entanto, é que, por trás dessa aura de cidade-modelo, pode haver um mistério decisivo para impedir a aprovação da emenda.
Nesta luta, Natalie e Luiza correm risco de morte e enfrentam adversários, como a lobista Olga (Camila Pitanga), que volta mais intensa e incisiva, com uma nova cartela de clientes e interesses. Um deles é Robert Johnson (Joaquim de Almeida), investidor estrangeiro e representante do setor petroleiro, Vito Neri (Cacá Amaral), empresário e proprietário da Petroclima, e Franco (Marcelo Laham), líder do Senado. A força da união feminina será o maior trunfo diante das tentativas de calar suas vozes.
‘Aruanas’ é um original Globoplay, desenvolvido pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes. A segunda temporada da série é criada por Estela Renner e Marcos Nisti, escrita por Estela Renner, Marcos Nisti e Carolina Kotscho. A obra tem direção artística de André Felipe Binder e direção de Mariana Richard. A produção é de Isabela Bellenzani (TV Globo) e Mariana Oliva (Maria Farinha). A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.
Episódio de Hoje
No episódio desta terça-feira (16) da segunda temporada de Aruanas, depois de ter testemunhado a morte de Mauro (Lima Duarte), Natalie (Débora Falabella) volta a Arapós e começa a investigar sobre o passado da cidade. A ativista quer entender o que Mauro quis dizer quando afirmou que ali “ninguém quer saber a verdade”. A que verdade ele estava se referindo? A busca de Natalie não será fácil, pois a maioria das pessoas com as quais ela cruza em Arapós parece querer ocultar algo.
Enquanto isso, na ONG, Luiza (Leandra Leal) treina Clara (Thayná Duarte) e Pontocom (Ravel Andrade) para a primeira missão em campo da dupla. E André (Vitor Thiré) vai até Brasília na companhia de Théo (Daniel de Oliveira) com a missão de impedir a aprovação de uma medida provisória que isentará um trilhão de reais em impostos a favor de uma matriz energética poluente. Eles só não esperavam encontrar um grande obstáculo no caminho: Olga (Camila Pitanga).
Trailer
A série Aruanas começa logo após mais um episódio de Encantados, não perca!
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.