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ANGOLA: “custo de 1.4 mil milhões de dólares pagos à CIF para o novo AEROPORTO estão bem identificados” Ricardo D’Abreu

O Novo Aeroporto Internacional de Luanda, denominado, António Agostinho Neto, com um custo de 2,8 mil milhões de dólares, será inaugurado no dia 10 de novembro do corrente ano. O anunciou foi feito durante a visita efectuada pelo ministro dos Transportes Ricardo D’Abreu, nas instalações daquela infraestrutura bilionária.

“Dia 10 de novembro, é a data prevista para a inauguração deste aeroporto”.

O ministério dos transportes avançou ainda que os custos de 1.42 mil milhões de dólares, que foram pagos à CIF enquanto empreiteiro, e que continua a executar a obra, estão perfeitamente identificados e contratualizados. Garantido existir uma reserva para os defeitos eventuais que a obra teria, “de um remanescente para a conclusão do trabalho de 1.4 mil milhões de dólares”, único financiamento hoje em vigor para este projeto.

Relativamente à certificação Ricardo de Abreu garantiu ainda que no final do mês de outubro deste ano, o Novo Aeroporto de Luanda, terá o seu certificado, adiantando ainda que foram feitos esforços importantes de reformas estruturais no setor que culminaram com a revisão de todo o quadro legal e regulamentar de Angola.

“Nós temos um conjunto de frentes a serem desenvolvidas e estamos a contar que a certificação e o certificado estão a ser emitido pela nossas autoridades da aviação civil, que será atribuído à este aeroporto, em finais de outubro deste ano.

Quanto a carga Ricardo D’Abreu disse que o novo aeroporto de Luanda vai precisa de ter e trazer cargas que não pertencem só ao país Angola, porque para a diversificação da economia é preciso que o país tenha a microeconomia.

“Nós precisamos trazer carga que não é para nós. Nós precisamos fazer passar por aqui carga que é para outros países. Nós precisamos de ter aqui carga armazenadas que permita a colocação da nossa carga noutras geografias. Não é necessariamente para o nosso consumidor. Porque para ter a diversificação da economia nós temos que ter a diversificação da microeconomia. E isso é o papel que precisamos que esta infraestrutura sirva”.

Para o desenvolvimento da economia o ministério dos transportes assegurou que Angola precisa desenvolver o modelo econômico.

“Precisamos desenvolver àquilo que chamamos de modelo económico e financeiro, para poder negociar e dizer aos parceiros internacionais quanto é que nós temos de expetativa de receber obviamente rendimento deste aeroporto. Seja as rendas fixas, as variáveis, quer também o prémio de concessão” afirmou o ministro dos transportes Ricardo D’Abreu.

Por sua vez, o deputado da coligação CASA-CE Manuel Fernandes, disse esperar que a empreitada seja concluída de facto em 2022/2023, para que os angolanos possam usufruir deste aeroporto, que, em sua opinião, a nível da região Austral, só terá como concorrente a África do Sul.

“Valeu a pena termos constatado aquilo que já foi feito e o que está por se fazer. Concluída esta obra, que já consumiu muito dinheiro, é claro que vai contribuir imenso naquilo que são as receitas fiscais, numa altura em que o país precisa despetrolizar as receitas financeiras” rematou o político.

Já o deputado da UNITA, Nelito Ekuikui, manifestou-se preocupado com os prazos efectivos quer para a retomada das obras quer para a sua conclusão, assim como com os avultados valores gastos até agora para o projecto continuar paralisado.

“As infra-estruturas são efectivamente grandiosas e de orgulhar. Mas estamos mais preocupados com a conclusão e a disponibilização de empregos para os jovens” finalizou o deputado da UNITA, meio incrédulo com as garantias do ministro dos Transportes.

CARACTERÍSTICA DO AEROPORTO

O novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), está a ser edificado desde 2007, numa área total de 430 mil metros quadrados, como parte da cidade aeroportuária da capital do país, denominada “Aerotropolis de Luanda”, na comuna do Bom Jesus.

O projecto contempla, entre outros empreendimentos e serviços, aerogares, hangares de manutenção de aeronaves, áreas de movimento e de controlo de tráfego, instalações de apoio, hotéis, restaurantes, complexo presidencial, protocolo do Estado, terminais e duas pistas duplas.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

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