Política
Tendência

Alerj ganha o cabo de guerra: próximo secretário da Polícia Civil é cria do União Brasil

O cabo de guerra pela Segurança Pública do Rio terminou com a vitória da Assembleia Legislativa.

Marcus Amin, presidente do Detran e já convidado para assumir a Polícia Civil, não foi um nome indicado pelos deputados estaduais mais poderosos. Mas não os desagrada (diferentemente do seu antecessor, José Renato Torres, que não durou nem um mês no cargo).

Além disso, Amin tem o DNA político de um dos parlamentares mais influentes no governo estadual: o deputado estadual Márcio Canella, o vice-presidente (de direito, mas presidente de fato) do União Brasil no Rio. Foi Canella quem afiançou o seu nome para a presidência do Detran. De lá, ele conquistou a confiança do governador Cláudio Castro (PL) e foi considerado capaz de assumir o cargo que é tido, neste momento, como a “cadeira elétrica” do governo.

Os deputados estaduais governistas já se comprometeram a ajudar na nomeação de Amin. A atual lei orgânica da Polícia Civil diz que o comando da corporação só pode ser assumido por alguém que tenha mais de 15 anos como delegado. Amin tem 12 anos, mas começou como inspetor, há mais de 15 anos.

O governo vai mandar ao parlamento um projeto mudando a lei orgânica. A regra vai passar a ser a exigência de 15 anos como parte da instituição, não como delegado. E, isso, Amin tem de sobra

Com informações do: extra.globo.com/

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo