A verdade é que Ken sempre foi o amigo gay da Barbie e não seu namorado!

Apesar da insistência da Mattel em fazer parecer que Barbie e Ken têm um relacionamento romântico, há muita especulação sobre a sexualidade dele.

Talvez a prova mais incontestável de que Ken é, de fato, um membro da comunidade gay e melhor amigo da Barbie venha de um lugar bastante surpreendente: Toy Story 3, de 2010. Em Toy Story 3, quando os dois se conhecem, Ken diz “Adoro suas polainas!” à Barbie. “Belo colar”, ela rebate. Aí, eles dão os braços e saem juntos.

Sejamos honestos: a breve troca de palavras nos diz tudo sobre como eles se relacionam. Ken não menciona nada sobre o corpo de Barbie, em vez disso, destaca suas polainas! Coisa de hétero? Já viram algum namorado macho elogiando a indumentária da namorada?

Claro, mais tarde no filme, Ken e Barbie dizem “eu te amo” um para o outro. Ele diz que tem tudo, exceto alguém com quem compartilhar sua vida. Barbie e Ken chegam até mesmo a se aproximar com seus narizes. Sim, definitivamente há amor de amigos entre eles – mas nenhum indício de química sexual.

Se você observar outros romances da franquia – Woody e Bo Peep, Jesse e Buzz -, não há dúvida de que existe amor verdadeiro entre esses outros brinquedos. A paixão que sentem um pelo outro transcende o simples fato de estarem interessados nas roupas um do outro. O mesmo não pode ser dito sobre os bonecos da Mattel. Isso fica evidente quando Ken finalmente tem a oportunidade de ter intimidade com Barbie. “É aqui que a mágica acontece”, ele diz à Barbie quando eles finalmente vão para casa juntos. Mas daí… Ken simplesmente leva Barbie para: seu guarda-roupa! Quer coisa mais gay?

Qualquer aparência de romance dá lugar à amizade, quando os dois examinam alegremente as roupas de Ken. E, em vez de fazer algo selvagem como beijar a Barbie, Ken faz um desfile de moda para ela. E as imagens pós-créditos finais mostram a ornamentada caligrafia de Ken, com corações e estrelinhas em volta de seu nome. Isso é coisa de hétero? 

Há vários motivos para que o filme não declare abertamente que Ken é homossexual. Além de a própria Disney ter uma história complicada com personagens gays, Ken e Barbie também são propriedade da Mattel, que sempre foi firme em afirmar a heterossexualidade de Ken. Isso nunca ficou tão claro como em 1993, quando a empresa de brinquedos tentou reacender a popularidade de Ken. E lançou o brinco mágico do Ken.

O Earring Magic Ken foi versão do boneco tinha cabelos loiros descoloridos, um colete de couro roxo (!), um top de malha rosa-roxo (!!) e, é claro, um brinco na orelha. Mas isso não é tudo: em volta do pescoço do Ken havia algo que qualquer participante ativo da cena queer dos anos 90 reconhecia instantaneamente: um anel de pênis (!!!).

Apresentado em 1964 como o amigo de confiança de Ken, Allan Sherwood conquistou um lugar de destaque no mundo da Barbie. Embora sua produção tenha sido descontinuada em 1966, a presença de Allan continua significativa. Allan é um personagem único porque, apesar de ser um personagem secundário no universo da Barbie, ele teve uma evolução notável e seu papel mudou ao longo dos anos, passando de simples amigo de Ken a marido de Midge e pai de dois filhos. 

Apesar de a natureza do relacionamento entre Allan e Ken ter sido definida como a de “amigos especiais”, as especulações sobre a sexualidade de Allan sempre estiveram presentes. O fato de Allan e Ken compartilharem roupas tem uma mensagem implicitamente gay. 

Foto: Reprodução

Independentemente das intenções da Mattel, é difícil negar o que os olhos podem ver. Apesar do nome, os anéis de pênis na época eram usados como um acessório de moda gay. A Mattel passou as duas décadas seguintes tentando manter a imagem mais heteronormativa e masculina do Ken, mas o véu foi levantado e não havia mais volta.

Embora o novo filme da Barbie tente nos convencer de que Ken é um cara hétero que não ama nada na vida além da própria Barbie, a escrita já está na parede: Ken é, e sempre será, o melhor amigo gay da Barbie.

Sair da versão mobile