As redes sociais possuem uma importância relevante quando se trata de divulgação e presença de empresas no mercado digital hoje em dia, afinal, acabaram se tornando uma das principais ferramentas para o marketing e também para a troca de comunicação entre o meio corporativo e o público-alvo.
Hoje, a empresa que não investe em marketing digital, principalmente em uma boa presença digital e engajamento eficaz, pode acabar sendo esquecida ou tendo seus clientes muito limitados. Certamente, isso não é positivo para um negócio.
Por isso, as redes sociais, principalmente Instagram, Tik Tok, dentre outras, têm ganhado tanta importância. E para que você entenda essa importância, você precisa conhecer os principais benefícios que essa presença pode oferecer ao seu negócio.
Benefícios das redes sociais para as empresas
Entre os principais benefícios das redes sociais para as empresas, podemos destacar:
Aumento da visibilidade e alcance
Quando uma empresa deixa de estar presente apenas na modalidade física, se fazendo presente no meio digital, através de sites, blogs e, claro, redes sociais, acaba sendo muito mais visível para o público-alvo.
Isso acontece porque o mercado digital possibilita buscas por todo o mundo! Ou seja, se você está no Brasil, não é difícil encontrar comunicação de empresas de todo o país, ou até mesmo do exterior, com alguns cliques na tela de seu celular.
E essa visibilidade acaba possibilitando um maior alcance de público, afinal, muito mais pessoas estarão visualizando a marca através das redes sociais e demais canais que já conhecemos.
E, para um negócio, quanto mais leads são atraídos, melhor! Assim, mais vendas serão realizadas.
Engajamento com o público-alvo
As redes sociais também oferecem o benefício de aumentar o engajamento com o seu público-alvo, o que podemos destacar como algo que revolucionou a forma de comunicação entre cliente e empresa.
Hoje, não é mais necessário ficar horas em um telefone para resolver um problema ou tirar uma dúvida, dependendo da empresa, pois você pode simplesmente entrar em contato com eles no Instagram, por exemplo, e ter suas questões respondidas.
Além disso, esse engajamento também pode ser positivo por aproximar cliente e empresa, gerando maior identificação e podendo gerar também a fidelização.
Fortalecimento da imagem da marca
Outro ponto positivo é que as redes sociais contribuem para o fortalecimento da imagem da marca, possibilitando a construção de algo muito mais sólido e valioso. Através delas, é possível compartilhar mais sobre a história da empresa, seus valores, qual a cultura adotada na empresa, missão, dentre outros conteúdos que possibilitam que o usuário saiba mais sobre ela e até mesmo se identifiquem.
Dessa forma, você trabalha o lado humano na empresa. E isso é uma característica que vem se tornando cada vez mais importante para os negócios, afinal, as pessoas buscam conexões, coisas reais e empresas mais humanizadas.
Maior interação com clientes e prospects
Através das redes sociais, a empresa consegue ter uma comunicação mais direta com seu cliente, seja através das mensagens (como directs), seja respondendo comentários em stories, em comentários de postagens, etc. Dessa forma, você se comunica com o cliente e ainda pode entender melhor o que eles preferem, o que engaja melhor, as principais dúvidas que surgem, dentre outras questões.
Essa interação gera valor. Lembra que falamos sobre humanizar a empresa? Essa presença irá contribuir, também, para isso.
Portanto, aproveite o benefício que as redes sociais oferecem de melhorar a interação.
Criação de relacionamentos duradouros com clientes
Para finalizar, elas ainda possibilitam a criação de relacionamentos duradouros com clientes, ou seja, a criação de fidelização do cliente com a empresa.
Isso é fundamental nos negócios, afinal, manter um cliente fidelizado é muito mais fácil, e barato, do que conquistar novos. Quanto maior for a sua lista de clientes fidelizados, melhores serão os seus resultados.
Por isso, esse é um benefício de alto nível, mas só para quem sabe utilizar muito bem as redes sociais em seus negócios.
Como escolher as redes sociais certas para a sua empresa
Antes de tudo, é preciso conhecer o seu público-alvo. Através deste conhecimento, será possível entender em quais redes sociais eles estão presentes, onde costumam gerar mais engajamento, dentre outras métricas úteis.
Por exemplo, não adianta utilizar o Tik Tok se o seu público-alvo está, predominantemente, no Instagram e Facebook. Por isso, a pesquisa é importante para evitar produzir conteúdo em excesso e sem nenhum tipo de segmentação.
Dicas para maximizar o impacto das suas redes sociais
Se você deseja maximizar o impacto das suas redes sociais, segue essas dicas:
- Conheça muito bem o seu público-alvo para criar estratégias segmentadas e bem desenvolvidas conforme os interesses dele;
- Tenha seus objetivos muito bem definidos, para saber as etapas que serão necessárias para conquistá-los;
- Confira o que seus concorrentes estão produzindo, não para copiar, mas para se inspirar e conferir como o público reage.
Essas são algumas dicas importantes, mas você precisará de muito mais para obter bons resultados. Com uma plataforma de SEO Local, é possível ter tudo isso e um bom planejamento para ver o seu negócio decolar.