Antony é reintregado ao Manchester United, mas investigação sobre agressão continua
Antony estava afastado desde setembro e prestou depoimento à polícia; clube diz que vai seguir acompanhando o caso
O atacante brasileiro Antony está programado para retomar os treinos no Manchester United e estará novamente disponível para as partidas, após ter sido afastado devido a acusações de agressão. O jogador ficou afastado desde 10 de setembro, quando as alegações surgiram. Naquela época, ele foi excluído da seleção brasileira para lidar com o caso.
Antony ainda está sob investigação pela Polícia da Grande Manchester devido às acusações feitas por sua ex-namorada, Gabriela Cavallin, que alegou ter sido agredida por ele em diversas ocasiões em junho de 2022 e maio deste ano. O jogador nega todas as acusações.
Nesta sexta-feira, Antony não participou dos treinamentos e não estará envolvido na partida de sábado contra o Crystal Palace, no Estádio Old Trafford. A expectativa é que ele se junte ao grupo sob o comando do técnico Erik Ten Hag para o jogo da próxima terça-feira (3) contra o Galatasaray, pela Champions League.
“Continuaremos monitorando novos desenvolvimentos”
O Manchester United divulgou um comunicado para justificar o retorno de Antony aos treinamentos e posteriormente aos jogos, no entanto, afirmou que a situação continuará sendo monitorada.
“Desde que as alegações foram feitas em junho, Antony cooperou com as investigações tanto no Brasil quanto no Reino Unido e ele continua a fazer isso. Como empregador de Antony, o Manchester United decidiu que ele irá voltar a treinar em Carrington (Centro de Treinamentos do clube) e estará disponível para ser selecionado, enquanto as investigações da polícia continuam. Isso continuará sob análise enquanto se aguarda novos desenvolvimentos no caso”, afirma o comunicado divulgado no site do clube.
“Como clube, nós condenamos atos de violência e abuso. Reconhecemos a importância de proteger todos os envolvidos nesta situação e reconhecemos o impacto que estas alegações têm sobre os sobreviventes de abuso”, continua a nota.
Pelo menos duas mulheres relataram agressões cometidas por Antony
As acusações de Gabriela Cavallin estão sendo investigadas pela Polícia da Grande Manchester (GMP), e uma segunda mulher, Ingrid Lana, também fez alegações similares em relação a um encontro com o jogador em Manchester. Ainda não está claro se a GMP está investigando esse segundo caso. Antony emitiu uma declaração pública negando todas as acusações feitas pelas duas mulheres.
O jogador retornou à Inglaterra na terça-feira, após permanecer no Brasil para prestar depoimento à polícia. Na quinta-feira, ele prestou depoimento à GMP após retornar ao Reino Unido. O caso está sob investigação em ambos os países, e Antony não foi preso nem detido durante o depoimento, sendo liberado para retornar para casa sem restrições.
Antony também se pronunciou anteriormente sobre as acusações quando foi afastado pelo Manchester United. Ele emitiu um comunicado reafirmando sua inocência e sua disposição em cooperar plenamente com as autoridades para esclarecer o caso.
“Eu concordei com o Manchester United em tirar um período de ausência enquanto lido com as alegações feitas contra mim. Foi uma decisão mútua para evitar distrações aos meus companheiros e uma controvérsia desnecessária para o clube”, dizia a nota.
“Quero reiterar minha inocência do que foi acusado e eu irei cooperar inteiramente com a polícia para ajudar que eles cheguem à vontade. Estou ansioso para voltar a jogar o mais rápido possível”, continuou.
O retorno do jogador é considerado importante do ponto de vista esportivo, uma vez que o clube já enfrenta a ausência de outro atacante de lado de campo, Jadon Sancho, por motivos disciplinares, e o jogador Amad Diallo está machucado e deve ficar afastado por um longo período. Isso limita as opções do time para atuar nas laterais do campo, com os jovens Facundo Pellistri e Alejandro Garnacho como alternativas disponíveis.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.