De acordo com a Agência Brasil, a Receita Federal do Brasil disponibilizou, a partir das 10h desta quinta-feira (24/08), a tão aguardada consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Além disso, também serão contempladas as restituições residuais de exercícios anteriores, trazendo um alívio financeiro para um grande contingente de contribuintes em todo o país.
Nesse lote, um total de 6.118.310 contribuintes terão seus créditos bancários realizados no dia 31 de agosto. O montante a ser restituído alcança a cifra de R$ 7,5 bilhões, sendo importante ressaltar que R$ 914,1 milhões desse valor estão destinados aos contribuintes com prioridade legal, incluindo diversos grupos específicos.
Dentre os beneficiados, destacam-se 11.960 contribuintes que possuem mais de 80 anos, 86.427 indivíduos com idades entre 60 e 79 anos, além de 9.065 pessoas que enfrentam alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Também serão contemplados 30.453 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Adicionalmente, um total de 219.288 contribuintes, apesar de não terem prioridade legal, receberam destaque devido à utilização da declaração pré-preenchida ou à opção pelo recebimento da restituição via Pix.
Leia mais: Advogado alerta erros na Declaração de Imposto de Renda
Consulta no site da Receita Federal
O grupo de 5.761.117 contribuintes não prioritários, que realizaram a entrega da declaração até o dia 29 de maio deste ano, também faz parte dos contemplados neste lote. A consulta à restituição pode ser realizada diretamente na página oficial da Receita Federal na internet. Basta ao contribuinte acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar na opção “Consultar a Restituição”. Para maior comodidade, essa consulta também pode ser efetuada por meio do aplicativo oficial da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.
O pagamento das restituições está programado para o dia 31 de agosto e será realizado diretamente na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, podendo ser também na chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Caso algum contribuinte não conste na lista de beneficiados, ele pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível corrigi-las através do envio de uma declaração retificadora, aguardando então os próximos lotes da malha fina.
Vale ressaltar que, caso a restituição não seja depositada na conta bancária indicada na declaração (por exemplo, se a conta estiver desativada), os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, assegurando que nenhum contribuinte fique prejudicado. Com esse quarto lote de restituição do Imposto de Renda, a Receita Federal busca proporcionar alívio financeiro a milhões de brasileiros, injetando recursos importantes na economia e auxiliando no equilíbrio das finanças pessoais em tempos desafiadores.
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.