Globo Repórter 07/07/2023: Um encontro com a natureza intocada em Macaé e Nova Friburgo
Globo Repórter mostra a natureza intocada de Macaé e Nova Friburgo
O Globo Repórter desta sexta-feira,07 de julho, traz uma reportagem que explora a natureza intocada de Macaé e Nova Friburgo.
O rio Macaé, um dos mais preservados do estado, é o grande protagonista do quarto episódio do ‘Expedição Rio’, que vai ao ar neste sábado, 8 de julho. Daniella Dias e Alexandre Henderson seguem pela região serrana adentro explorando lugares como Macaé de Cima, Lumiar e São Pedro da Serra. A dupla vai ouvir histórias de quem resolveu abandonar a agitação da cidade grande em busca de uma vida mais tranquila no interior, que também reserva aventuras, como arvorismo e rafting.
“O rio Macaé me encantou. Além da temperatura fria da água por conta dos mais de mil metros de altitude em que ele nasce, o rio é cristalino. É incrível saber que há pessoas que o preservam pra que ele fique assim”, disse Daniella, que entrevistou diversos moradores, responsáveis diretos pela preservação do local.
O Rio Macaé possui 136 km de extensão, é o maior do estado, e sua bacia abrange seis cidades: Macaé, Casimiro de Abreu, Carapebus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Nova Friburgo. Dani e Alexandre começam o programa na foz dele, junto ao Oceano Atlântico, e percorrem localidades por onde ele passa, até chegar ao Encontro dos Rios Bonito e Macaé, principal ponto turístico de Lumiar.
Em Lumiar, Dani ouviu um pouco sobre a história da região, que, no passado, atraía hippies, e entendeu um pouco da letra da música que leva o nome do distrito, cantada por Beto Guedes. “Depois deitar no sereno / Só pra poder dormir e sonhar / Pra passar a noite caçando sapo, contando caso / De como deve ser Lumiar”. Em seguida, na mata fechada, a dupla encarou diferentes desafios como tirolesa, slackline numa corda de aço e rapel. “O que mais a gente fez nessa temporada é trilha”, observou Alexandre, que, assim como Daniella, apesar do medo de altura, superou os próprios limites.
Dani conheceu ainda o Teatro para os loucos – ‘somente para os raros’, microespaço multiuso para apresentações teatrais, musicais e de filmes, em Macaé de Cima. Enquanto Alexandre relaxou numa aula de yoga. Do mirante da Serra de Cachoeira de Macacu, tendo ao fundo o Parque dos Três Picos, a dupla se despediu, citando um ídolo do samba para definir o clima do quarto programa, dedicado ao Macaé. “Como canta Paulinho da Viola, foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar”, lembrou Alexandre.
O Globo Repórter começa logo após mais um capitulo de Terra e Paixão, não perca!
***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.