Televisão

8 Dicas de como escolher Ar-condicionado para o seu lar

Se você está buscando uma solução para diminuir o calor e tornar os ambientes da sua casa mais aconchegantes, neste artigo nós iremos te ajudar com algumas dicas importantes de como escolher ar-condicionado para o seu lar.

Isso porque, por mais que boa parte deles tenham a mesma função, que seja de resfriar, nem todos os modelos de ar-condicionados valem a pena, devendo ser realizada uma escolha consciente.

Separamos 8 dicas que podem te ajudar nessa escolha, garantindo assim que você realize uma compra eficiente e segura.

Abaixo listamos as 8 principais dicas para você que irá adquirir um condicionador de ar, note que frisamos pontos importantes como a quantidade de BTUs, aparelhos econômicos, tipos e modelos, além de design e reputação de marcas. 

  1. Calcule a potência necessária

Antes de escolher pelo modelo correto e as tecnologias que ele terá embutida, você precisa ter noção de qual potência será necessária para refrigerar o seu ambiente.

Atualmente, você consegue encontrar modelos de ar-condicionado com as mais diversas potências, começando geralmente pelos modelos de 9.000 BTUs de potência, podendo ultrapassar os 50.000 BTUs, variando conforme sua necessidade.

Quanto maior o ambiente, maior precisará ser a potência do seu ar-condicionado, a fim de garantir que ele consiga fazer a refrigeração completa daquele ambiente.

No geral, a potência recomendada pela maioria dos fabricantes para os ambientes são:

Área (m²)Potência recomendada – Ambiente residêncialPotência recomendada – Ambiente comercial 
9 m²7.000 BTUs7.000 BTUs
12 m²7.000 BTUs9.000 BTUs
15 m²9.000 BTUs12.000 BTUs
20 m²12.000 BTUs16.000 BTUs
25 m²15.000 BTUs20.000 BTUs
30 m²18.000 BTUs24.000 BTUs
35 m²21.000 BTUs28.000 BTUs
40 m²24.000 BTUs32.000 BTUs
45 m²27.000 BTUs36.000 BTUs
50 m²30.000 BTUs40.000 BTUs
60 m²36.000 BTUs48.000 BTUs
70 m²42.000 BTUs56.000 BTUs
  1. Opte por modelos referência em eficiência energética

Para você que está buscando como escolher ar-condicionado para o seu lar, lembre sempre de optar por modelos que são referência em eficiência energética, principalmente para reduzir os custos e tornar sua usabilidade mais completa.

Primeiramente, verifique a classificação de eficiência energética do aparelho dada pelo Inmetro para aquele aparelho. Equipamentos com melhores classificações, recebendo selo A ou B, costumam ser mais eficientes e consumir menos energia durante o uso.

Além disso, se possível opte por modelos com tecnologias focadas em reduzir o consumo, como as opções Inverter, essas que podem oferecer até 70% de redução no consumo de energia.

Na busca pelo melhor aparelho de ar-condicionado, não deixe de considerar esse detalhe importantíssimo para a usabilidade do seu produto.

  1. Escolha o tipo de ar-condicionado adequado

Hoje você consegue encontrar diversos tipos de ares-condicionados como split, janela, portátil e central

A escolha do modelo adequado vai variar conforme a sua necessidade, tamanho de local disponível, tipo de usabilidade e dentre outros.

Dentre os principais modelos, para uso residencial o modelo split é hoje um dos mais procurados, porém, opções como janela ou portátil podem ser interessantes para alguns perfis de usuários. Procure aquele que melhor se encaixa na sua necessidade.

Outro fator que implica na escolha é o ciclo de refrigeração, hoje o mercado da climatização conta com aparelhos de ciclo somente frio, e aparelhos de ar-condicionado com o ciclo quente e frio, o famoso reverse que além de esfriar também consegue aquecer. Ideal para quem mora na região sul.

  1. Fique atento ao nível de ruído

Se você instalar o ar-condicionado em locais onde o silêncio é um ponto importante, não deixe de ficar atento ao nível de ruído emitido pelo produto, desde a sua evaporadora (parte interna) até a  sua condensadora (parte externa).

Um ar-condicionado com alto nível de ruído pode incomodar o uso noturno ou até mesmo a ambientação do local.

Caso não seja possível testar o dispositivo na prática antes da compra, fique atento atento a avaliações e resenhas de usuários que utilizam o dispositivo.

  1. Opte sempre por recursos adicionais

A cada dia que passa, os modelos de ar-condicionado vem se tornando cada vez mais tecnológicos, com funções e recursos focados em tornar o uso e experiência ainda mais completo.

Diante disso, uma das dicas de como escolher ar-condicionado para o seu lar é sempre optar por modelos que tenham recursos extras como: controle por celular, comandos de voz, programação de horários, modos de operação (como o modo sleep) e dentre outros.

Isso vai tornar o seu uso mais cômodo e trará muito mais possibilidades no seu dia a dia.

  1. Manutenção fácil e suporte completo

Escolha um ar-condicionado que não vai lhe trazer problemas, buscando sempre por opções que tenham uma manutenção fácil e um suporte completo caso necessário.

Alguns recursos presentes nos dispositivos como filtros laváveis, tempo de garantia estendido e dentre outros, podem tornar o uso desses produtos mais seguros.

  1. Não esqueça da compatibilidade com a decoração

Diferente do que muitos podem imaginar, o ar-condicionado pode sim fazer uma grande diferença estética no ambiente, essa podendo ser positiva ou negativa.

Diante disso, se o aspecto estético for importante para você, fique atento a detalhes estéticos do ar-condicionado como cor, tamanho e dentre outros, e veja como isso poderá afetar o seu ambiente.

Por esse detalhe, por exemplo, que existem também modelos como o ar-condicionado de janela ou portáteis, que podem ser usados de outras formas no ambiente, podendo auxiliar a uma estética mais adequada.

  1. Reputação da marca

Por mais que esse não seja o único detalhe que você deva levar em consideração na escolha de um ar-condicionado, saiba que ele também é de extrema importância e pode fazer toda diferença na sua escolha.

Opte por uma marca que seja reconhecida no mercado da climatização e que tenha uma boa reputação perante aos seus produtos, fazendo isso você garante que estará amparado caso precise de reposição de peças ou acessórios. Isso vai ajudar a realizar uma compra mais segura e eficiente.

Conclusão

Conhecendo essas 8 dicas de como escolher ar-condicionado para o seu lar, não deixe de realizar uma compra segura e eficiente, optando por aquele modelo que melhor se encaixe com o seu perfil e necessidade.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!