Conheça 5 trilhas leves na Zona Sul do Rio de Janeiro

Conheça trilhas encantadoras na Zona Sul do Rio de Janeiro

Fazer uma trilha leve pelo Rio de Janeiro é um programa e tanto para quem busca esporte não radical com direito a uma vista paradisíaca. E ainda por cima: trata-se de um lazer gratuito. Então, pega essa dica e já convide os amigos para caminhar com você e garantir boa forma.

1 – Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos, Alto Leblon

O Parque Municipal Penhasco Dois Irmãos fica no Alto Leblon. São ao todo quatro mirantes incríveis com vista para a orla de Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor e muito mais. Com muitos jardins e uma vista deslumbrante, o local é um dos preferidos das blogueiras para criar fotos incríveis. O parque contém um monumento aos mortos no acidente do voo 447 da Air France, que caiu em águas brasileiras. É possível fazer o acesso a pé ou de carro. Não considero perigoso, até porque há Guarda Municipal por ali.

2 – Forte Duque de Caxias, no Leme

O Forte Duque de Caxias possui uma área de preservação ambiental aberta à visitação pública. A caminhada é fácil porque todo o trajeto é em paralelepípedo embaixo de árvores que garantem sombra em praticamente todo o percurso. Levei apenas 20 minutos para subir e não sou nenhuma atleta. O caminho ainda é abreviado porque contém placas alusivas à Via Sacra, comentando todo o percurso de Cristo durante seu sacrifício. Se você é fã de azul do céu e do mar, ficará encantado com a paisagem ao longo de todo o caminho. Lá em cima, cercado de canhões, o turista encontrará um mirante para contemplar a orla de Copacabana, a mais famosa do Brasil, além do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Como área militar, é super seguro.

3 – Parque da Catacumba

Construído pelo prefeito Marcos Tamoyo em terras antes pertencentes à Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas, o parque conta com uma infraestrutura bastante legal para toda a família. Tem academia da Terceira Idade, parque infantil, jardins com esculturas e obras de arte, arvorismo e até tirolesa.

Localizado entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o bairro de Copacabana, este parque é super agradável, apesar de não estar na lista turística mais cobiçada e famosa do Rio de Janeiro. A trilha é pequena e debaixo de árvores. São diversos mirantes com vista incrível par a lagoa.

4 – Pista Cláudio Coutinho e Morro da Urca

A pista de caminhada mais linda do Rio de Janeiro com certeza é a Pista Cláudio Coutinho. Ela cerca o cartão postal mais lindo da cidade, o Morro da Urca e Pão-de-Açúcar, que faz páreo duro com o Cristo Redentor. O turista caminha a partir da Praia Vermelha contemplando aquele mar azul lindo, com direito a se divertir com os micos fofos que aparecem ao longo do trajeto. A pista tem em torno de 1 km, totalizando 2 km, ida e volta. Quem tiver um pouco mais de disposição, pode encarar uma subida ao Morro da Urca, pelo meio do caminho. A subida é tranquila e fresca, facilitada pelas árvores, cujas raízes se transformam numa escadaria natural. E, ainda, você consegue chegar gratuitamente na primeira parada dos bondinhos. Que tal?!

5 – Pedra do Arpoador e Parque Garota de Ipanema

Essas são as menores trilhas da lista, que qualquer criança e idoso com mobilidade é capaz de fazer. No local, você contempla o por-do-sol mais bonito do Rio de Janeiro, por isso, minha dica é que faça o passeio no fim de tarde, para aproveitar esse cenário de dia e ao entardecer. A Pedra do Arpoador é famosa e sempre frequentada, contendo jardins legais e muito cantinho bom para contemplação. Já o Parque Garota de Ipanema requer um pouco de cuidado. Só subo quando vejo que há muita gente aparentemente do bem subindo também. Uma pena que seja assim, porque ali no alto estão duas pistas de skate com uma pintura incrível que foi um presente da estilista Carolina Herrera ao Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile