Economia

5 erros que acabam com o seu networking profissional

O networking é a prática de estabelecer e manter uma rede de contatos, principalmente profissionais, tanto dentro quanto fora da sua área de atuação. Essas conexões abrem portas para oportunidades de emprego, parcerias comerciais e desenvolvimento de habilidades.

Por isso, cada vez mais profissionais têm entendido a importância de investir em networking, algo que, muitas vezes, é feito de forma errada, o que prejudica os resultados, como afirma o advogado Sérgio Vieira.

Quando o networking é feito focando apenas em benefícios próprios e com abordagem muito invasivas, ele acaba não tendo bons resultados, mas não por causa dele em si e sim pela forma como foi aplicado”, explica.

5 erros que acabam o seu networking profissional:

01 – Falta de autenticidade: “Ser autêntico ajuda a construir relacionamentos profissionais, mas tentar ser alguém que você não é ou agir de forma artificial acaba afastando potenciais conexões. Priorize sempre a sinceridade e a transparência nas suas interações”, explica Sérgio Vieira.

02 – Focar apenas em receber: “O networking deve ser uma via de mão dupla, se você está focando apenas em receber favores ou benefícios dos outros, sem oferecer nada em troca, seus contatos podem se sentir explorados e desinteressados em manter a relação, pense nisso antes mesmo de iniciar o contato”.

03 – Não cultivar os relacionamentos: “Construir uma boa rede de contatos não se resume apenas a adicionar pessoas em redes sociais ou trocar cartões de visita em eventos, é importante cultivar esses relacionamentos, mantendo contato regularmente, oferecendo suporte e demonstrando interesse no sucesso dos outros”, conta Sérgio Viei

04 – Não acompanhar ou seguir o que foi prometido: “Se você prometeu ajudar alguém ou fornecer algumas informações após uma conversa de networking, você deve cumprir com o combinado, não cumprir com as suas promessas pode prejudicar sua reputação e afetar a confiança que os outros têm em você e enterrar de vez uma possível parceria”.

05 – Ser invasivo ou insistente demais: “É importante encontrar um equilíbrio ao buscar oportunidades de networking, ser muito insistente ou invasivo incomoda as pessoas e as afasta, sempre respeite os limites dos outros e seja sensível às suas necessidades e preferências”, afirma Sérgio Vieira.

***O texto acima é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal S4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado

O Portal S4 exibe anúncios para manter nosso conteúdo gratuito, ajude-nos, desligando seu bloqueador de anúncios!