BREAKING NEWS

Aprenda a controlar melhor suas dividas e guardar dinheiro!

Como gastar menos e guardar dinheiro

Small blue house on a calculator.

Nosso país vem enfrentando um período de grande recessão, onde diversos setores estão demitindo mais pessoas do que admitindo.

Tudo isso colabora para que uma grande massa de pessoas desempregadas surja e faça com que diversas pessoas comecem a pensar em formas de como poupar melhor sua renda.

Para você que pretende utilizar de forma mais sabia e eficaz suas finanças mostraremos abaixo algumas dicas das quais podem contribuir de forma satisfatório na economia de dinheiro e ainda na possibilidade de poupar uma parte do que se ganha.

Tudo isso, usando apenas o seu salário atual. Sim é isso mesmo que você leu. Para muitos a possibilidade de ter menos gastos e ainda guardar dinheiro com aquilo que se ganha parece uma missão impossível e quando perguntados, sempre responderam que para conseguir guardar dinheiro e pagar suas contas em dia, precisaria ganhar mais do que ganha atualmente.

Esse é um terrível engano que afeta praticamente toda a população que acaba usando seus ganhos de forma irresponsável, muitas vezes o gastando com coisas das quais não são de fato uma necessidade naquele momento.

Isso se deve ao mundo globalizado que vivemos atualmente, onde as grandes empresas fazem o possível para que tenhamos aquela falsa impressão que não poderemos viver sem determinado produto, do qual ela oferece ao mercado.

Realizaremos nossa ajuda de controle de gastos se baseando na media nacional de salários dos brasileiros divulgada no ano de 2016. O valor era de aproximadamente R$ 2.227,50. Este valor corresponde a cerca de 2,3 salários mínimos que neste ano de 2017 esta avaliado em cerca de 937,00 reais.

O primeiro passo a ser tomado para que um controle efetivo de gastos seja colocado em ação é fazer a seguinte equação: Ganhos – Despesas = Economia. O resultado da equação parece estranho não?. Pois bem iremos provar que ele é possível e não pense que você vai precisar se poupar de muitas coisas que vem fazendo em sua vida atualmente.

Para ter esse controle de gastos, indicamos fortemente que monte uma planilha no Excel, onde você em um primeiro momento deve inserir todos os seus “ganhos”, sejam estes provindos de seu salário, enquanto empregado de uma empresa e outros valores provindos de rendas extras que você possua, por motivos indeterminados que não são relevantes neste ponto do assunto. Feito isso, você precisa juntar todas as suas despesas e colocar uma a uma na coluna, denominada “gastos”. Sempre inclua em primeiro lugar aquelas dividas das quais são fixas, ou seja, faça sol ou faça chuva, elas estarão lá em todos os meses. Depois disso, coloque as dividas temporárias, geralmente nesta parte entram gastos com laser, e mais outros que iremos te mostrar abaixo e que são fatores determinantes para o resultado da nossa equação ter resultado.

Muitas pessoas até sabem como devem economizar seu dinheiro, mais não o fazem por pensarem que isso só funciona para aqueles que ganham muito, mais a seguir iremos dar dois exemplos práticos. O primeiro iremos utilizar a renda media do brasileiro que é aquele valor de 2227,50 reais. E no outro exemplo, iremos utilizar o salário mínimo vigente atualmente que é de 937 reais. Será que com ele é possível pagar todas as contas essenciais e ainda guardar dinheiro?. Bom iremos descobrir abaixo.

Abaixo um simulado de como deve se parecer sua planilha de controle:

Ganhos

Salario Mensal= 2227,50

Despesas

Energia Elétrica = 115,00 (Média de 170 kwh)

Agua = 70,00 (Consumo medio de 20.000 litros de agua)

Alimentação= 350,00 (Valor medio por pessoa)

Internet= 115,00 (Plano de 10 Megabites na Vivo)

Aluguel= 500,00 (Imóvel com cerca de 40 metros quadrados, valor médio da região de São Jose do Rio Preto)

Celular= 49,99 (Plano de 1,5 GB + 50 Minutos ligações para outras operadoras).

Combustível= 200,00

 

Poupança= 222,75

Emergencia= 222,75

Saude= 222,75

Total de Despesas= 2.068,24

Ganhos – Despesas= 2227,50 – 2.068,24 = 159,26 (Economia)

Agora vejamos com o salário mínimo:

Ganhos= 937,00

Despesas

Energia Elétrica= 115,00

Agua= 70,00

Aluguel= 500,00

Alimentação= 350,00

Combustível= 200,00

Celular= 49,99

Poupança= 93,7

Emergencia= 93,7

Saude= 93,7

Total= 1.566,09

Ganhos – Despesas = 937,00 – 1.566,09 = Deficit de R$ 629,09

Com o salario minimo uma pessoa poderia apenas pagar seu aluguel, agua e luz e ter apenas um consumo de 250 reais com alimentação. O resto não é possível de ser realizado. Com isso concluímos o seguinte, caso você ganhe apenas um salário mínimo terá que arrumar uma fonte extra que te garanta ao menos 629 reais a mais para suprir as necessidades básicas que todos temos.

Com o salario medio do brasileiro deu para se ter uma noção que é possível economizar e ainda sobrar dinheiro no final do mês. Claro que fizemos uma simulação, sem levar em consideração gastos como academia, laser e outros, apenas usamos os gastos essenciais que todas as pessoas geralmente possuem.

A ideia deste artigo é apenas de te mostrar que se você incluir a formula, poupança, emergencia e saúde em seu orçamento você consegue administrar melhor suas finanças e com as sobras da conta “ganhos –  despesas” você faz o seu laser!.

Na metrica citada, utilizamos uma reserva de 10% para cada um dos critérios dos quais correspondem pela poupança, emergencia e saúde. Sendo que o dinheiro guardado na poupança deve ser o ultimo a ser mexido em situações de emergencia, este deve ser guardado com o intuito de garantir uma aposentadoria melhor em sua velhice. O dinheiro da emergencia deve ser utilizado apenas em situações extremas, das quais você não tenha nenhum outro  lugar para retirar o dinheiro. Como exemplo um conserto no carro. Já o dinheiro da saúde. Você só utiliza caso tenha algum problema de saúde. Você deve estar se perguntando e se eu começar a juntar e ter um destes problemas citados?. Bom isso pode acontecer, mais se você tiver ao menos um pouco guardado já é alguma coisa não?.

« »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *